Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Mirage 2000TI da Força Aérea Indiana.

A Força Aérea Indiana deve realizar a aquisição de 24 caças Mirage 2000 usados para reforçar a sua atual frota, que atualmente passa por atualizações de meia-vida (MLU). A compra vem da necessidade urgente de pelo menos 300 peças críticas, informaram fontes ao jornal Hindustan Times

As fontes afirmam que a IAF assinou um contrato de 27 milhões de euros para comprar os caças, oito dos quais estão prontos para voar. Isso equivale a um custo de aquisição de 1,125 milhões de euros por aeronave. Em breve, os caças serão enviados para a Índia em contêineres. 

Um par de caças Mirage 2000H da Foto: Prakash Singh/AFP.

Segundo o Hindustan Timesos Mirages indianos tiveram um desempenho excepcional na Operação Balakot, na fronteira com o Paquistão, em 2019. A necessidade de peças importantes e o fato dos jatos estarem em fase de obsolescência na França fez com que o Chefe do Estado-Maior da IAF, RKS Bhaduaria, optasse pela compra dos aviões. 

Dos 24 caças, 13 estão em perfeitas condições, com motor e fuselagem intactos, com oito deles prontos para voar após a manutenção. Os 11 caças restantes estão parcialmente completos, ainda com tanques de combustível e assentos ejetáveis, que serão removidos para garantir peças para os Mirage 2000 da IAF, que atualmente operam em dois esquadrões. 

Mirage 2000H. Foto: Rajeev Bhatt/The Hindu.

Os Dassault Mirage 2000 indianos foram inicialmente adquiridos nos anos 1980, em resposta ao Paquistão que estava adquirindo caças F-16A/B Fighting Falcon dos Estados Unidos (F-16 e Mirage 2000 são concorrentes diretos). Logo ele foi batizado como Vajra (Raio em sânscrito) e desde então tem estado na 1ª linha da aviação de caça da IAF. 

A chegada dos Dassault Rafale EH/DH, o mais moderno caça em serviço na Índia, pode ser considerada o início do fim da vida dos 2000 indianos, que devem ser aposentados a partir de 2030. Segundo levantamento da Flightglobal, a IAF ainda possui 57 Mirage 2000 nas variantes H, I, TH e TI. O Mirage 2000 segue em operação na Grécia, França, Peru, Catar, Emirados Árabes, Egito e Taiwan, em diferentes versões. 

DEIXE UMA RESPOSTA