Advertisement

Gripen para Ucrânia: Suécia ainda estuda envio dos caças

Suécia ainda estuda o envio de caças JAS-39 Gripen para a Ucrânia. Foto: Saab.

Aguardando ansiosamente pelos F-16 Fighting Falcon, a Ucrânia também pode estar perto de receber outro modelo de avião de caça. A Suécia segue estudando a transferência de seus JAS-39 Gripen, agora que o país faz parte da OTAN. 

Em entrevista ao The Kyiv Independento ministro da Defesa da Suécia, Pal Jonson confirmou que Estocolmo ainda está explorando a possibilidade de enviar os Gripen para a Força Aérea Ucraniana. 

“As deliberações estão em andamento e acontecem dentro da coalizão de caças”, disse Jonson ao portal ucraniano. A coalização mencionada pelo chefe da pasta é a mesma formada pelos Estados Unidos e países da Europa, que fornecerá os F-16 para Kiev. Ao todo 14 nações, todas aliadas da OTAN e incluindo a própria Suécia, estão coordenando esforços para entregar os F-16 e ensinar aos ucranianos como operar os ‘novos’ aviões. 

Rússia e Ucrânia estão em guerra há mais de dois anos e o país invadido tem pedido por aviões de caça desde o início do conflito. As aeronaves foram inicialmente negadas, mas a situação mudou no ano passado quando os EUA autorizaram o envio dos F-16, que devem chegar à Ucrânia a partir de maio/junho.

Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen a bordo de um F-16BM. Foto: Mads Claus Rasmussen /Ritzau Scanpix/AFP
Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen a bordo de um F-16BM. Foto: Mads Claus Rasmussen /Ritzau Scanpix/AFP

Quanto aos Gripens, a Suécia também negou o envio dos caças num primeiro momento. Mas à medida que aumentou seu apoio à Kiev, as possibilidades foram aumentando e em setembro de 2023 os suecos começaram estudos para o fornecimento dos JAS-39 à Ucrânia. Em novembro de 2022, um estudo do think tank britânico Royal United Services Institute (RUSI) apontou o Saab Gripen como melhor caça a ser enviado para os ucranianos.

Enquanto os F-16 – e possivelmente os Saab Gripen – não chegam, a Força Aérea da Ucrânia emprega caças MiG-29 e Su-27 e jatos de ataque Su-24 e Su-25 para se defender dos russos. Os aviões foram adaptados para usar munições ocidentais, como mísseis antirradar e de cruzeiro e bombas inteligentes. 

Ainda ponderando a transferência dos caças, a Suécia também acompanha os demais aliados da OTAN para suprir a lacuna deixada pela diminuição da ajuda dos EUA, que tem sido bloqueada durante meses por disputas políticas internas. O ministro Jonson disse que a Europa deve “intensificar” o seu apoio e “compensar parte do apoio que está diminuindo”.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Gripen, Suécia, Ucrânia