Advertisement

Holanda poderá fornecer caças F-16 à Ucrânia

Par de caças F-16 Fighting Falcon da Força Aérea Real da Holanda. Foto: Ministério da Defesa Holandês.

A Ucrânia pode estar cada vez mais perto de receber seus tão sonhados aviões de caça do Ocidente. Pelo menos é o que indicou o Ministro das Relações Exteriores da Holanda, Wopke Hoekstra, na última quinta-feira (19), ao afirmar que o país estaria considerando a doação de caças F-16 com uma “mente aberta”.

Além dos desejados F-16, os holandeses também estariam dispostos a doar seus tanques de guerra Leopard 2. Apesar do sinal positivo à Kiev, a transferência dos dois produtos teria de ser aprovada pelos governos de seus países de origem (Alemanha para os Leopard e Estados Unidos para os F-16). 

Caças F-35A e F-16A da Força Aérea Real Holandesa (RNLAF - KLu). Foto: Ministério da Defesa da Holanda.
Caças F-35A e F-16A da Força Aérea Real Holandesa (RNLAF – KLu). Foto: Ministério da Defesa da Holanda.

Hoekstra falou à imprensa um dia antes da reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia, na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha. Na mesma reunião o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky voltou a pedir por caças, mísseis e demais armamentos complexos. 

Caças para Ucrânia é questão controversa

A transferência de aviões de combate à Força Aérea Ucraniana tem sido um dos assuntos mais polêmicos do conflito, que deve completar 1 ano daqui exatos 30 dias. Kiev tem solicitado a doação (e até compra) destas aeronaves desde os primeiros dias da guerra contra a Rússia, mas até agora não obteve qualquer sucesso.

EUA e OTAN transferiram apenas peças de reposição e manutenção para os jatos já operados no país: Sukhoi Su-24, Su-25, Su-27 e Mikoyan MiG-29. O país chegou a receber helicópteros, mas não aviões. 

MiG-29 Ucrânia
Caça Mikoyan Gurevich MiG-29 Fulcrum da Força Aérea Ucraniana.

O envio dos caças acaba esbarrando em Moscou, que pode ver o ato como uma escalada do conflito, embora a Ucrânia já tenha recebido bilhões em equipamentos militares. A Polônia chegou a disponibilizar seus MiG-29 para transferência por meio dos EUA, mas o acordo não seguiu adiante (mesmo após a pressão de Washington, que voltou atrás no último minuto).

Em dezembro a Eslováquia disse estar pronta para doar seus próprios MiG-29, enquanto espera pela chegada dos seus novos F-16. Mas assim como nos outros casos, os aviões ainda não chegaram nas mãos dos ucranianos. Em outro desenvolvimento, a Câmara dos Deputados dos EUA aprovou o orçamento de US$ 100 milhões para financiar o treinamento de pilotos de caça da Ucrânia em aviões ocidentais. Kiev, em contrapartida, selecionou um grupo de pilotos para isso, mas o treinamento não iniciou até agora.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-16, Holanda, Ucrânia, usaexport