Advertisement

Ucrânia seleciona pilotos de caça para treinamento em jatos ocidentais

Caça F-16 da Força Aérea dos EUA durante exercício na Ucrânia

A Força Aérea da Ucrânia (UAF) selecionou dezenas de pilotos para treinarem em jatos de combate ocidentais. O país segue solicitando o envio de caças para se defender da Rússia, mas isso ainda não deve ocorrer tão cedo. 

Yuriy Ihnat, porta-voz da UAF, disse ao portal ucraniano ArmyInform que os “pilotos jovens e promissores com conhecimento da língua inglesa e poderosa experiência de combate.”

F-15 EUA Ucrânia Su-27
F-15C Eagle dos EUA taxia em frente à caças Su-27 da Ucrânia. Foto: USAF.

Ignat disse que a questão dos caças ocidentais, talvez F-15, F-16, é muito urgente e precisa ser abordada. Pilotos ucranianos estão prontos para o treinamento “a partir de amanhã”. Agora a decisão cabe aos parceiros ocidentais, que devem selecionar o tipo de aeronave que pode ser fornecida à Ucrânia.

“Infelizmente, a aviação de hoje – MiGs e SUs de origem soviética – não atende às ameaças militares representadas pelo país ocupante, bombardeando a Ucrânia com poderosos mísseis de cruzeiro”, completou o porta-voz. 

https://twitter.com/copemuch/status/1584267498660036608

A Ucrânia tem pedido a transferência de caças desde os primeiros dias da guerra, uma vez que a UAF foi fortemente afetada pelos ataques russos. A força aérea ainda opera, mas de forma limitada, tanto pela falta de recursos e infraestrutura, quanto pela densa camada de defesas aéreas. 

Em julho a Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou o financiamento para iniciar o treinamento de pilotos e mecânicos da ucranianos em caças F-15 Eagle e F-16 Viper. Ao mesmo tempo, militares da UAF criaram simuladores caseiros, usando a plataforma DCS, para treinarem com jatos A-10.

Ainda assim, a Ucrânia parece estar longe de receber mais jatos de combate, especialmente os ocidentais. O país recebeu, até agora, somente armamentos, peças e ferramental de manutenção. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Pilotos de caça, Ucrânia, usaexport