Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Blacksnake: a pintura comemorativa aplicada ao A-10 da 122ª Ala de Caça celebra os 100 anos de Aviação na Guarda Nacional de Indiana. Foto: Senior Master Sgt. Vincent De Groot/Indiana ANG.

A Guarda Aérea Nacional do estado de Indiana (Indiana ANG) apresentou na sexta-feira um de seus jatos de ataque A-10C Thunderbolt II com uma pintura comemorativa, celebrando os 100 anos de aviação na Guarda Nacional do estado. O avião foi pintado nas Instalações de Pintura da Guarda Aérea Nacional em Sioux City, Iowa. 

O A-10 pertencente ao 163º Esquadrão de Caça (163rd FS) da 122ª Ala de Caça (122nd FW) da ANG recebeu uma pintura em tons de preto e cinza-escuro. O jato ainda mantém a reconhecida cabeça de cobra estilizada no nariz, desenho que identifica a unidade chamada de Blacksnakes. 

Esse é o terceiro A-10 que recebe uma pintura especial: em fevereiro, uma aeronave usada pela Warthog Demo Team recebeu uma pintura com a mesma camuflagem usada pelas aeronaves americanas durante a Guerra do VietnãEm maio, um A-10C da ANG de Idaho recebeu uma pintura usada pelos caças P-47 da Segunda Guerra Mundial

Paul Grigsby, técnico das Instalações de Pintura da Guarda Aérea Nacional retirando stencils do nariz do A-10C Blacksnake da 122nd FW. Foto: Senior Master Sgt. Vincent De Groot/Indiana ANG.

A pintura cinza e negra também carrega detalhes. No nariz, o desenho da cabeça de uma cobra também conta com as presas e a língua da serpente na carenagem que cobre os sete canos do canhão GAU-8/A Avenger de 30mm, arma que é a principal característica do A-10.

Em vídeo, conheça o funcionamento do canhão de 30mm GAU-8 Avenger.

Na cobertura dos motores General Electric TF34 está a logo comemorativa dos 100 anos das operações de aviação na Guarda Nacional de Indiana. No topo do estabilizador vertical esquerdo, um retângulo em azul e amarelo com a inscrição “Fort Wayne” identifica a cidade que é sede da 122nd FW. 

Foto: Senior Master Sgt. Vincent De Groot/Indiana ANG.

Do outro lado, uma pintura xadrez com as palavras “Terre Haute” identificam a cidade que sedia a 181ª Ala de Inteligência, a segunda unidade da Indiana ANG. Segundo a organização, o jato logo estará presente em shows aéreos e apresentações, cumprindo com sua função de promover a história e a missão da Guarda Aérea Nacional. 

Foto: Senior Master Sgt. Vincent De Groot/Indiana ANG.

O Master Sgt. William Hopper, Superintendente de Relações Públicas da 122nd FW, disse que a unidade adotou o apelido de Blacksnake a partir da figura de Anthony Wayne, um militar que lutou na Guerra Revolucionária e que também é o homônimo da cidade de Fort Wayne.

Também conhecido como “Mad” Anthony Wayne, ele recebeu o apelido de “Black Snake” (Cobra negra) por conta de seu estilo de combate metódico, onde ele ordenava que seus soldados e subordinados só atacassem no momento certo, semelhante ao bote da Cobra Negra Norte-Americana. 

“Os Blacksnakes têm orgulho do significado histórico dos nomes e da conexão que eles nos dão à nossa comunidade local e à cidade natal de Fort Wayne”, disse Hopper.

Foto: Senior Master Sgt. Vincent De Groot/Indiana ANG.

Segundo The War Zone, a história da Guarda Aérea Nacional de Indiana remonta ao ano de 1921, com a fundação do 137º Grupo de Observação que operava os biplanos Curtiss JN-4 Jenny. Já a 122nd FW traça sua ancestralidade ao 358º Grupo de Caça da Força Aérea do Exército dos EUA (a USAF só se tornou uma força armada independente em 1947), criado em 1943. 

O esquema de pintura A-10 da 122nd FW é uma das várias pinturas comemorativas recentemente pintadas pela instalação de pintura da ANG, visto que muitas unidades da Guarda Aérea têm celebrado aniversários significativos. A instalação de pintura da Guarda Aérea Nacional faz parte da 185ª Ala de Reabastecimento Aéreo da Guarda Aérea Nacional de Iowa em Sioux City e tem pintado pequenos aviões de caça desde os anos 90.

Master Sgt. Vincent De Groot./Indiana ANG.

Como também destacado pelo portal, a pintura também lembra o esquema de víbora aplicado ao F-16C Fighting Falcon da Viper Demo Team. 

https://www.facebook.com/ViperDemoTeam/photos/3910493419003507

Recentemente, a USAF anunciou que planeja aposentar até 42 A-10C até o final de 2022, além de consolidar as operações do jato na Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona, assim como os helicópteros de busca e resgate HH-60 Pave Hawk. Com a mudança, pelos 35 aeronaves já seriam retiradas de serviço. 

Confira mais imagens do A-10C Blacksnake da 122ª Ala de Caça da Guarda de Indiana. Imagens de autoria do Master Sgt. Vincent De Groot. 

DEIXE UMA RESPOSTA