Advertisement

Inglaterra cancela Exercício Cobra Warrior 22 por conta da guerra na Ucrânia

Typhoon RAF Ucrãnia OTAN

O governo britânico decidiu não realizar o Exercício Cobra Warrior 22 devido à invasão russa da Ucrânia. O exercício seria realizado em março, com a participação de forças aéreas da Índia, Bélgica, Arábia Saudita, Suécia e Estados Unidos. 

O Cobra Warrior estava programado para ser realizado na base de RAF Waddington entre os dias 06 e 27 de março. Um dos destaques do treinamento multilateral seria o caça indiano LCA Tejas. Cinco unidades da aeronave participariam do exercício, marcando a primeira viagem do caça indiano para a Grã-Bretanha.

Segundo o portal The Hindu, a Força Aérea Indiana informou no dia 25 que não participaria do Cobra Warrior em face aos conflitos entre Ucrânia e Rússia. Contudo, a publicação feita no Twitter foi apagada horas depois.

HAL Tejas LCA Índia
Caças HAL Tejas. Foto: Força Aérea Indiana.

Veja mais: União Europeia fornecerá aviões de caça para a Ucrânia

Fontes diplomáticas disseram ao portal que a Inglaterra informou à Índia que o exercício estava cancelado por conta da situação na europa. A própria Força Aérea Real está envolvida nas ações de defesa da OTAN no leste europeu, com caças Typhoon FGR.4 e aviões-tanque A330 MRTT. 

Ao anunciar sua participação no Cobra Warrior 22 com os caças nacionais HAL Tejas, a IAF disse que o exercício também seria uma plataforma para que o modelo demonstrasse sua manobrabilidade e capacidade operacional. “O exercício visa fornecer exposição operacional e compartilhar as melhores práticas entre as forças aéreas participantes, aumentando assim a capacidade de combate e forjando laços de amizade”, disse a IAF.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: exercício, Inglaterra, Rússia, Tejas, Ucrânia, usaexport