Advertisement

KAI FA-50 sul-coreano é o novo avião de caça leve da Malásia

Malásia selecionou o FA-50 Golden Eagle como seu novo jato de combate de pequeno porte. Caça leve é fabricado na Coreia do Sul pela KAI. Foto: ROKAF.

A Malásia selecionou o FA-50 Golden Eagle como vencedor da sua disputa para um novo avião de caça leve. O país assinou ontem (24) a carta de intenção de compra de 18 aeronaves, fabricadas na Coreia do Sul pela KAI. 

O acordo, avaliado em US$ 920 milhões, compreende a primeira fase do programa Fighter Lead In Trainer-Light Combat Aircraft (FLIT-LCA). A entrega das primeiras aeronaves, baseadas na nova variante Block 20, está prevista para 2026. O pedido da segunda fase deve adicionar uma encomenda de mais 18 FA-50.

FA-50 KAI
Caça leve FA-50 decolando com seis bombas inertes Mk.82.

Os FA-50 malaios terão o radar de varredura eletrônica ativa (AESA) PhantomStrike da norte-americana Rayheon, sistema de reabastecimento em voo, e capacidade de combate BVR (além do alcance visual) com os mísseis AIM-120 AMRAAM. A aeronave também recebe o datalink Link 16 Block Upgrade 2 e possibilidade de emprego de mísseis antinavio. 

“Esta exportação é fruto do fortalecimento da cooperação entre os dois governos”, afirma o presidente e diretor-executivo da KAI, Kang Goo-young. “A KAI desempenhará um papel de parceiro de longo prazo por meio da cooperação de defesa, bem como da entrega bem-sucedida e do suporte operacional do [FA-50].” O documento foi assinado pelo próprio CEO da KAI ao lado do secretário-geral do Ministério da Defesa da Malásia, Datuk Seri Muez Abd Aziz. 

Um FA-50 disparando um míssil ar-solo AGM-65 Maverick. Foto: ROKAF.
Um FA-50 disparando um míssil ar-solo AGM-65 Maverick. Foto: ROKAF.

O programa LCA buscava um substituto único para dois aviões em operação com a Força Aérea Real Malaia: os italianos MB-399, usados na formação de pilotos de caça, e os britânicos Hawk Mk.108/208, que atuam como jatos de combate leve. O modelo sul-coreano superou o HAL Tejas indiano, embora o JF-17 e o MiG-35 também tenham participado inicialmente da licitação. 

Pequeno vencedor

Esta é a mais recente vitória comercial para o jato de combate leve da KAI, seguindo uma compra bilionária da Polônia, que adquiriu 48 FA-50 Block 20. 

Modelo sul-coreano pode carregar uma variedade de armamentos. FA-50 vai substituir jatos MB.339 e BAE Hawk da Malásia. Foto: KAI.
Modelo sul-coreano pode carregar uma variedade de armamentos. FA-50 vai substituir jatos MB.339 e BAE Hawk da Malásia. Foto: KAI.

O FA-50 é um avião de caça leve, baseado no jato supersônico de treinamento avançado T-50 Golden Eagle. A aeronave possui um único turbofan General Electric F404, o mesmo do F/A-18 Hornet, e pode ultrapassar os 1800 km/h. Em termos de armamento o FA-50 possui um canhão rotativo de 20mm e pode empregar uma série de bombas e mísseis, como o AIM-9, AIM-120, GBU-12, JDAM e AGM-65. 

O modelo também foi adquirido pela Colômbia e está em uso na Indonésia, Tailândia, Coreia do Sul, Iraque e Filipinas, em diferentes versões. 

Com informações de Yonhap

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Coreia do Sul, FA-50, KAI, Malásia, usaexport