Fabricante de motos mostrou a clássica Ninja GPZ 900R ao lado do misterioso avião. Foto: Kawasaki/Divulgação.

À medida em que Top Gun: Maverick se aproxima da data de lançamento – 26 de maio no Brasil – mais detalhes do filme vão sendo descobertos. Dessa vez, a fabricante de motos Kawasaki publicou uma foto que mostra a seção frontal do misterioso avião que fará parte do longa-metragem. 

A imagem do avião de testes com aparência stealth e de cor negra foi publicada pela Kawasaki em um release de imprensa, onde fala sobre a participação no filme original de 1986 e na novo longa da Paramount. Na produção original, Maverick pilotava não só o F-14 Tomcat mas também uma Ninja GPZ 900R vermelha e preta, modelo visto ao lado da aeronave misteriosa. 

O perfil Skid Voodoo’s Hard Deck, no Instagram, também obteve mais imagens do modelo, mostrando se tratar de um mockup apenas da porção frontal do avião.

A aeronave experimental já tinha sido vista nos trailers anteriormente. Fotos da produção do filme também mostram Tom Cruise vestindo um traje pressurizado de grande altitude, similar ao usados pelos tripulantes de U-2 e o já aposentado SR-71 Blackbird. 

Em agosto do ano passado, a Paramount exibiu os 13 primeiros minutos do filme para um grupo de convidados, onde foram revelados alguns detalhes do enredo e a participação do avião hipersônico no filme. Saiba mais clicando aqui, mas já avisamos: contém spoilers!

Além disso, o modelo também faz parte da série de brinquedos promocionais lançados pela Matchbox em 2020, onde é referido apenas como “Darkstar”. A coleção inclui carros dos personagens do filme, o F-14 e o Su-57 nas cores da nação inimiga e os caças F-35 e F/A-18E da Marinha dos EUA. 

Matchbox - Darkstar - Top Gun Sky Busters - GVW31 - Carrinhos e Cia -  Magazine Luiza

Como observa o portal The Aviationist, a aeronave do filme parece ter seu design inspirado em imagens conceituais do SR-72, publicadas pela Lockheed Martin em 2013.

“Apelidado não oficialmente de “Son of Blackbird”, o Lockheed  SR-72, sucessor do icônico SR-71, é uma plataforma hipersônica não tripulada de inteligência, vigilância e reconhecimento e ataque projetada para Mach 6. Muito pouco se sabe sobre esta aeronave além de alguns supostos avistamentos, rumores, uma data presumida para um primeiro voo possivelmente em 2025, e uma possível forma em um vídeo da USAF no ano passado.”

Top Gun: Maverick trará Tom Cruise de volta não só como aviador de caça da Marinha, mas também como motociclista. O Capitão Pete Mitchell voará baixo com a clássica GPZ 900 e a nova Ninja H2 Carbon.  

15 ideias de Kawasaki Ninja H2r | motos esportivas, motos, motos importadas
Tom Cruise (Maverick) e Jennifer Connelly (Penny Benjamin) durante as gravações com a H2 Carbon.

“Existem poucas cenas de motos em filmes mais icônicas do que o Capitão Pete “Maverick” Mitchell pilotando sua Kawasaki Ninja GPZ 900R ao longo da linha de voo na Escola de Armas de Caça da Marinha dos Estados Unidos em Miramar, Califórnia, em 1986”, aponta a Kawasaki.

“Essa cena ajudou a consolidar a imagem de “Maverick” como um herói de Top Gun. 36 anos depois, Maverick não está apenas de volta ao Top Gun, mas de volta a pilotar uma Kawasaki, só hoje ele escolhe pilotar a Kawasaki Ninja H2 Carbon com supercharger no novo blockbuster da Paramount Pictures Top Gun: Maverick, que estreia em 27 de maio de 2022.”

“Trabalhar com a equipe Top Gun: Maverick foi incrível”, disse o vice-presidente de marketing da Kawasaki Motors Corp. EUA, Chris Brull. 

“Quando tivemos a chance de subir a bordo e ver nossas motocicletas Kawasaki Ninja no telão novamente, tivemos que nos envolver. Sabemos que Maverick é um piloto dedicado da Kawasaki e garantimos que ele tivesse uma garagem cheia de modelos Kawasaki.”

Segundo a Kawasaki, quatro Ninja H2 Carbon e duas duas Ninja GPZ 900R restauradas foram fornecidas à equipe de produção, juntamente com alguns modelos surpresa que podem aparecer no hangar pessoal de Maverick apresentado no filme.

A fabricante de motocicletas também se juntou a Paramount para vender dois modelos de camisas comemorativas em suas revendedoras.