Advertisement

Mais dois Gripen chegaram ao Brasil para compor a frota da FAB

FAB Gripen E F-39 porto Navegantes Santa Catarina SAAB

O porto de Navegantes (SC) recebeu ontem (04/05), o navio cargueiro holandês MV MITIQ com dois novos caças F-39E Gripen operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB).

A viagem que teve a duração de 22 dias com a valiosa carga da SAAB, iniciou o trajeto até o Brasil a partir do porto de sueco de Norrköppingna. De acordo com fontes próximas ao assunto, os dois caças que desembarcaram em Navegantes deverão ostentar os registros FAB 4105 e FAB 4106. 

Apesar de o navio ter atracado ontem, as duas aeronaves foram retiradas do navio apenas na manhã de hoje (05/05). Agora, os dois F-39 Gripen E deverão realizar um voo até a planta da Embraer em Gavião Peixoto (GPX), para que o processo de aceitação dos novos aviões seja conduzido. 

Com a nova remessa no Brasil, a FAB passa a contar com sete unidades do F-39E, contudo, o FAB 4100 é o único caça designado para a realização de testes. Até o momento, o FAB 4101, FAB 4102, FAB 4103 e o FAB 4104 são os únicos modelos operacionais localizados no 1º Grupo de Defesa Aérea, sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN). 

Vale lembrar que a FAB espera receber mais três unidades produzidas pela SAAB na Suécia ainda este ano de um pedido total de 36 unidades. Além disso, o ano de 2023 será marcado pelo início da montagem do F-39E na planta da Embraer de Gavião Peixoto, programado para ocorrer ainda em maio deste ano. 

Durante o processo de descarregamento dos caças, o leitor Kaique Rurik compartilhou conosco alguns registros dos novos Gripen, confira abaixo: 

 

 

 

 

Conheça o F-39E Gripen da FAB

FAB Gripen E F-39 porto Navegantes Santa Catarina SAAB
Foto: Sargento Müller Marin/Força Aérea Brasileira

 

Em dezembro de 2013 o Comando da Aeronáutica anunciou o então Saab Gripen NG (atual Gripen E) como vencedor do Projeto FX-2. O modelo sueco, ainda em desenvolvimento, superou o Boeing F/A-18 Super Hornet norte-americano e o francês Dassault Rafale, ambos já em operação.

Em 24 de outubro de 2014, a FAB assinou o contrato para a compra de 36 Gripen NG, sendo 28 da versão de um lugar (F-39E) e oito da versão com dois assentos (F-39F), esta última adquirida exclusivamente pelo Brasil.

O caça Gripen representa um verdadeiro salto operacional e tecnológico para a defesa aérea brasileira. O desenvolvimento da aeronave, executado em conjunto por brasileiros e suecos, incorpora tecnologias encontradas nos caças mais avançados do mundo, como radar AESA, display panorâmico sensível ao toque (WAD) e o IRST (sensor de busca e rastreamento por infravermelho).

A aeronave possui 10 pontos duros para emprego de uma gama de armamentos, incluindo mísseis ar-ar e ar-solo, mísseis antinavio, bombas convencionais e inteligentes, equipamentos de guerra eletrônica e sensores para reconhecimento, identificação e ataque de alvos.

O Gripen E, como é chamado comercialmente, também possui arquitetura aberta. Este conceito, também encontrado em outros caças mais modernos, permite atualizações mais rápidas aos diversos sistemas do avião, sem necessidade de uma extensa modernização por blocos, como acontece em modelos mais antigos como o F-16. 

 

Caças Saab F-39E Gripen na Base Aérea de Anápolis.

 

A FAB já recebeu os primeiros lotes dos mísseis ar-ar IRIS-T e Meteor, de curto e longo alcance, respectivamente. Produzidos na Europa pela Diehl e MBDA, estão entre os armamentos mais avançados de suas categorias. 

A compra dos F-39 é fruto do Projeto FX-2, onde o jato sueco venceu o Dassault Rafale francês e o Boeing F/A-18 Super Hornet norte-americano. O FX-2 tem suas origens no programa F-X da década de 1990, cancelado em 2002 no primeiro mandato do agora presidente eleito Lula.

A licitação foi lançada em 2006, mesmo ano em que 12 caças Mirage 2000 foram comprados para substituírem os Mirage III, aposentados um ano antes. Em dezembro de 2013 o então Gripen NG foi anunciado como vencedor do FX-2.

Colaboração no texto: Gabriel Centeno

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Força Aérea Brasileira, Gripen F-39E, SAAB, usaexport