Advertisement

Mais uma companhia chinesa volta a voar com o Boeing 737 MAX

Boeing 737 MAX China Southern Airlines China operadores

A China é um dos grandes e importantes mercados do Boeing 737 MAX, e a retomada de voos com o modelo no país foi uma grande noticia para a fabricante norte-americana. A tendência é que o número de operações com o MAX cresça gradativamente.

Mesmo ainda bem longe dos níveis pré-pandemia e também dos acidentes fatais, mais uma companhia chinesa anunciou o retorno dos voos com o avião. A Fuzhou Airlines agora será a terceira empresa a retomar voos com o Boeing 737 MAX.

Fuzhou Airlines Boeing 737 MAX
Foto: Prcshaw via Wikimedia / 737 MAX aterrado na China em 2020

A Fuzhou realizou um voo com o modelo no último dia 15 de fevereiro, indicando o retorno da aeronave aos voos comerciais pela empresa. Todas as companhias precisam passar pelas adaptações obrigatórias reguladas pela Autoridade Chinesa de Aviação.

A China foi um dos últimos países e dos grandes mercados do MAX a retomar voos, algo que gerou discussões inclusive politicas, como acusações de favorecimento para a Airbus. A não retomada dos voos fez com que a Boeing começasse a repassar os aviões destinados a companhias chinesas para outras empresas.

Somente em 2022, a China voltou a receber voos de passageiros operados pelo Boeing 737 MAX, e ainda não havia sido de empresa nacional. Após este voo operado pela Mongolian Airlines, o primeiro desde os acidentes, o processo de recertificação avançou e permitiu o retorno das operações por empresas chinesas.

Veja mais:

Apesar do retorno, ainda não há muitos 737 MAX voando na China, dados mostram que a China Southern voltou com apenas 6 de 24 aviões. Já a Hainan Airlines voltou a voar com 2 de 11 aviões do tipo, ambas ainda não atingiram um terço dos MAXs voando.

O país poderá ter em breve a quarta empresa voando com o avião da Boeing, a Lucky Air que não voava um MAX há quatro anos, realizou um voo para Haikou, onde passou por vistorias antes de retomar voos de passageiros pela empresa no último dia 16. A tendência que os outros dois 737 MAX sigam pelos mesmos protocolos.

 

 

Com informações da Simple Flying

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.