Advertisement

Marinha dos EUA vai modernizar caças F-5 com aviônicos Garmin

F-5 modernizado TacAir Garmin Marinha dos EUA

A companhia Tactical Air Support (TacAir) selecionou em 13/09 o conjunto de aviônicos G3000 da Garmin International para equipar os F-5 modernizados da Marinha e Fuzileiros Navais dos EUA. Os jatos são usados para treinamento de combate aéreo. 

Ao todo, 22 caças F-5 Tiger II (16 F-5E e seis F-5F de dois assentos), todos ex-Força Aérea Suíça, serão modernizados através do programa ARTEMIS (Avionics Reconfiguration and Tactical Enhancement/Modernisation for Inventory Standardisation) do Departamento de Defesa, que concedeu o contrato. 

O programa está sendo executado pela TacAir, que já possui uma frota de quase 30 F-5E modernizados com o mesmo conjunto, chamados de F-5AT (Advanced Tiger) pela empresa. O primeiro F-5 modernizado pelo ARTEMIS foi entregue em setembro de 2021 à Marinha dos EUA. 

A atualização fornecerá segurança e novos recursos táticos às aeronaves legado. Também resolverá os problemas de confiabilidade presentes no sistema aviônico atual. “É uma honra fazer parceria com a Tactical Air e ter nosso versátil deck de voo integrado G3000 escolhido para o contrato ARTEMIS com o DoD”, disse o vice-presidente de vendas e marketing de aviação da Garmin, Carl Wolf.

Garmin G3000 aviônicos F-5 modernizado
Foto: Garmin.

O conjunto de aviônicos G3000 inclui um display panorâmico e outros dois menores, sensíveis ao toque, substituindo os antigos mostradores analógicos do caça leve da década de 1970.

Os F-5 modernizados também receberão controles HOTAS, computadores de missão com arquitetura aberta e integração com o capacete Thales Scorpion, com display integrado. A atualização também inclui revisões estruturais e revisão completa dos motores GE J85.  Depois de modernizados, os Tiger serão designados F-5N+ e F-5F+. 

Piloto de um F-5AT Tiger II da companhia civil TacAir usando um capacete Thales Scorpion. Foto: Brad Holeski @short.stories.of.a.shutter

Apesar de serem plataformas antigas, os F-5 seguem em operação nos EUA atuando num papel já bastante reconhecido: servir de avião inimigo em treinamentos de combate aéreo.

À medida que as ameaças vão evoluindo, suas réplicas também precisam ser atualizadas. Dessa forma, a Marinha e os Fuzileiros buscam maneiras de melhor representar ameaças atuais. A partir de 2023, o USMC deverá ter mais um esquadrão de caças F-5 adversários modernizados. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-5, Garmin, Marinha dos EUA, modernização, usaexport