O Governo do México enfim conseguiu concretizar a venda do seu avião presidencial, o Boeing 787 configurado para o transporte VIP. Após quase cinco anos de tentativas, o jato foi vendido para outro país.
O atual presidente mexicano Andrés Manuel López em suas redes sociais que concretizou a venda do Boeing 787 presidencial de matrícula XC-MEX para o Governo do Tadjiquistão. O jato de transporte VIP foi vendido por US$ 92 milhões, cerca de 1,659 bilhão em pesos mexicanos.
O valor é abaixo do estipulado pelo presidente, que gostaria de ter vendido o jato por pelo menos US$ 150 milhões, entretanto manter o avião estocado também estava causando custos elevados para o México.
Informo al pueblo de México que hoy se celebró el contrato de compra-venta del avión presidencial. El gobierno de Tayikistán depositó mil 658 millones 684 mil 400 pesos, de conformidad con el avalúo oficial, a la cuenta del Instituto para Devolver al Pueblo lo Robado. Este dinero… pic.twitter.com/ILw0IDlSn6
— Andrés Manuel (@lopezobrador_) April 21, 2023
“Livramo-nos dessa pendência porque era difícil para nós encontrar um cliente. E estamos felizes; somos como os novos-ricos, que compram um iate ou um avião como este, e ficam felizes apenas no dia em que o usam pela primeira vez e no dia em que o vendem”, disse Andrés Manuel López, presidente do México.
Para López o Boeing 787 presidencial do México era um ‘exagero’ e o país não precisava de um avião luxuoso desse porte. Ao longo dos últimos cinco anos, tanto López como outros presidentes também tentaram vender o avião mas sem sucesso.
Uma falsa rifa também foi elaborada para tentar vender o jato ou direcionar a uma outra função, porém também sem sucesso. O atual presidente disse no começo do seu mandato que não utilizaria o Boeing 787 em nenhuma viagem oficial de seu governo, e isso fez com que a aeronave ficasse estocada entre os EUA e o México ao longo dos tempos.
A aeronave foi adquirida ainda no governo de Felipe Calderón, no ano de 2012 por US$ 218 milhões. O jato de transporte VIP teve seu interior projetado exclusivamente para o México e entregue em 2014. O Boeing 787 não é utilizado desde 2018 quando houve a troca de governo.
O avião inclusive foi cogitado para a companhia aérea militar que deverá ser nomeada como Mexicana, como a tradicional e estatal empresa mexicana que deixou de voar.
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