A Qantas Airways anunciou oficialmente que está cancelando sua encomenda para 8 aviões Airbus A380, oficialmente realizada em 2018.

A companhia continuará com suas 12 aeronaves A380, que já estão na frota, mas não receberá mais aviões deste modelo. Ainda neste ano a companhia vai iniciar uma mudança no interior desses aviões.

Um porta-voz da Airbus confirmou o cancelamento, e ressaltou que a companhia fez um acordo amigável com a fabricante.

Esse cancelamento ocorre enquanto a Emirates negocia com a Airbus o cancelamento de um contrato que envolve 36 encomendas para o A380. Atualmente a Emirates tem mais de 50 aeronaves deste modelo encomendadas, e 109 na frota.

Willie Walsh, CEO da IAG, controladora da British Airways, disse na semana passada que a Airbus deveria baixar o preço do A380 se quisesse vender mais deles.

O A380 tem um preço de tabela de US$ 445,6 milhões, mas as companhias aéreas normalmente recebem descontos significativos dos fabricantes. Atualmente a aeronave acumula 79 encomendas restantes, já contabilizando o cancelamento da Qantas.

Atualmente a companhia está com estudos para comprar um modelo de longo alcance do A350XWB, ou o Boeing 777-8X, com finalidade de fazer voos sem escalas para destinos na América do Norte.