Advertisement

Qantas vai aumentar sua capacidade de cargas com mais seis Airbus A321P2F

Qantas Airbus A321PF2

A Qantas anunciou na manhã desta segunda-feira (15), que vai ampliar sua capacidade de transportar cargas com mais seis Airbus A321P2F que foram encomendados. 

A companhia aérea australiana disse que a demanda do comércio eletrônico continua apresentando crescimento e precisa se adequar a demanda. Atualmente a Qantas conta com uma frota de três Airbus A321PF2, e agora irá acrescentar mais seis aviões do tipo.

O Airbus A321PF2 é uma aeronave que passou pelo processo de conversão como aeronave de passageiros para cargueiro. São removidos todos os assentos e também as partes internas do bin, compartimento a cima dos assentos para acomodar bagagens. 

O avião recebe todos os sistemas obrigatórios para garantir a segurança da carga e dos palletes transportados no compartimento principal. Além disso é adicionada uma porta exclusiva para embarque e desembarque de cargas.

Os novos Airbus A321PF2 irão substituir os antigos Boeings 737-300 e -400 que a Qantas opera para o transporte de cargas. Os novos aviões possuem uma capacidade de transporte maior, e com isso além de substituir também irão ampliar a capacidade da empresa.

“Este é um dos maiores investimentos já feitos em nossa frota doméstica de frete, que permitirá à Qantas Freight capturar mais dessa demanda. Os três primeiros A321P2F foram uma adição fantástica à nossa frota e operando um único tipo de aeronave de fuselagem estreita no futuro nos permitirá gerar mais eficiência operacional e reduzir significativamente as emissões por tonelada de carga transportada”, disse o CEO da Qantas, Alan Joyce.

Atualmente a frota cargueira da Qantas é composta por 23 aeronaves dos modelos, Airbus A321PF2, Boeing 737-300 e -400, Boeing 747-400FSCD, Boeing 747-8F, Boeing 767-300F, BAe 146-200 e -300 além do Saab 340A(F).

Além dos novos A321PF2, a Qantas também irá operar o Airbus A330 convertido em cargueiro, a empresa anunciou a conversão de duas aeronaves no final de 2021.

A primeira aeronave Airbus A330 já está no seu processo de conversão, e deverá entrar em serviço em meados de 2023. Há uma grande disponibilidade para converter aeronaves de passageiros em cargueiros porém não há tanta disponibilidade de slots para conversão alguns atrasos chegam à um ano.

 

 

Com informações da Simple Flying

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.