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Quando as baleias voam: O inovador gerador de 1 MW da Honeywell

Dirigível Baleias Voadoras

O primeiro gerador de 1 megawatt da indústria da aviação desenvolvido pela Honeywell ajudará a alimentar um novo dirigível rígido híbrido-elétrico especialmente projetado para transportar cargas úteis de 60 toneladas dentro e fora de locais remotos e de difícil acesso.

A empresa francesa e canadense Flying Whales integrará o novo gerador inovador

O sistema de propulsão do dirigível combina o gerador Honeywell e um motor de turbina convencional para criar um trem de força combinado de 4 megawatts com uma pegada ambiental muito menor. Tanto o gerador como o motor a jato podem funcionar com combustível de aviação sustentável (SAF) para reduzir ainda mais as emissões de gases com efeito de estufa. 

“O gerador de 1 MW da Honeywell é o primeiro projetado para atender aos requisitos específicos de aeronaves elétricas e híbridas-elétricas, como oBaleias VoadorasLCA60T”, disse Cristian Anghel, pesquisador técnico sênior da Honeywell Aerospace. “Esta é uma tecnologia inovadora que mostra uma enorme promessa para todos os tipos de aeronaves mais limpas e eficientes. O LCA60T é apenas o começo.”

Um avanço de 10 anos em construção

Anghel faz parte da equipe de inovadores da Honeywell que trabalha no gerador de 1 megawatt desde o início do programa de desenvolvimento, há mais de uma década. O trabalho árduo da equipe, principalmente nos últimos anos, realmente valeu a pena. O novo gerador é uma verdadeira maravilha tecnológica que pode ser usado tanto como gerador para recarregar as baterias que alimentam os motores elétricos de uma aeronave, quanto como próprio motor para acionar hélices de aeronaves, segundo Anghel.

“Nosso gerador de 1 MW é mais potente – por um fator de quatro – do que qualquer outro gerador de aviação disponível atualmente”, disse ele. “Também é menor e mais leve, o que é muito importante para fabricantes de aeronaves como a Flying Whales e especialmente para desenvolvedores de sistemas de energia elétrica híbridos de próxima geração para o setor aeroespacial, que apreciarão seu pequeno tamanho e densidade de potência.”

Na verdade, o gerador de megawatts é a base da gama completa de soluções da Honeywell, que também inclui aviônicos avançados e outros sistemas que farão novos geração de aeronaves UAM e UAV mais seguras, mais eficientes e mais autônomas. O gerador é uma extensão natural da experiência bem estabelecida da Honeywell em sistemas de energia para aeronaves, que remonta ao lançamento pela empresa da primeira unidade de energia auxiliar (APU) 75 anos atrás.

Engenheiros colocam o gerador de 1 MW em teste

Em novembro de 2022, os engenheiros da Honeywell testaram o gerador em uma célula de teste de última geração da Honeywell em Mexicali, México, onde superou os requisitos do cliente lançador. O gerador operou a 1,06 MVA e alcançou um estado estacionário de 1 MW durante o desafiador regime de teste de prova de conceito, disse Anghel.

“Realizamos uma variedade de avaliações, incluindo testes de estado estacionário em níveis de 1 MW e 1,07 kVA por longos períodos após atingir a operação em estado estacionário e, em seguida, executamos um teste de velocidade reduzida a 17.000 rpm”, disse ele.

“A equipe monitorou comportamentos operacionais e temperaturas durante todo o processo. Após o processo de teste, desmontamos o gerador e inspecionamos minuciosamente o rotor, o estator e outros componentes importantes e nenhuma anormalidade foi encontrada. O gerador teve um desempenho que superou nossas expectativas e alcançou 97% de eficiência, o que foi extremamente gratificante”, acrescentou Anghel.

Baleias voadoras se preparam para decolar

A Flying Whales LCA60T foi originalmente projetada para recolher grandes cargas de madeira em locais de difícil acesso e levá-las aonde for necessário. A visão dos usos potenciais do dirigível cresceu ao longo do tempo para incluir qualquer coisa na categoria de carga pesada, desde projetos de energia e construção até abastecimento, logística e missões humanitárias. 

O dirigível deve sua flexibilidade à enorme capacidade de carga útil de 60 toneladas e à capacidade de transportar cargas suspensas abaixo da aeronave ou em um grande compartimento de carga, que mede 96 metros de comprimento, 8 metros de largura e 7 metros de altura. Possui recursos exclusivos de flutuação estacionária que o tornam ideal para carregar e descarregar cargas em áreas remotas. Tem 200 metros (mais de 650 pés) de comprimento e é sustentado por 10 células de hélio não pressurizadas que fornecem sustentação.

A Flying Whales pretende voar o primeiro LCA60T em 2025 e planeja fabricar 150 aeronaves nos próximos 10 anos.

Via Honeywell

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