Advertisement

Quase meia tonelada de cocaína foi apreendida em avião na Espanha

Cocaína avião Espanha Madrid Barajas Viru VIru BoA Boliviana de Aviación

Autoridades aduaneiras da Espanha encontraram 478 quilos de cocaína no porão de um Airbus A330-200 da Wamos Air. A aeronave cumpria voo OB776  para a Boliviana de Aviación (BoA) entre Viru Viru (VVI) e Madri-Barajas (MAD) em regime de wet-leasing, quando um operador aluga o avião com a tripulação de outra empresa aérea.

Segundo informações do Portal On the Wings, uma mala com 118 kg de roupas foi violada para comportar a carga ilícita dentro da área operacional do aeroporto boliviano. O fato ocorreu no dia 11 de fevereiro deste ano, mas foi revelado somente nos últimos dias pelas autoridades espanholas, sendo que uma criança aguardava o recebimento da carga na Espanha, divididos em 12 caixas.

 

Cocaína avião Espanha Madrid Barajas Viru VIru BoA Boliviana de Aviación
Droga apreendida no interior do A330 da Wamos Air Foto: Ministério das Finanças e Função Pública da Espanha

 

Chama a atenção que as gravações na área operacional onde a troca foi feita foram apagadas, contudo, ainda assim foi possível obter imagens que comprovam a interferência interna. 

Após o ocorrido, autoridades da Bolívia informaram o início de uma investigação e a prisão dos primeiros suspeitos, dentre eles, o chefe da polícia no aeroporto de Viru Viru (VVI) e funcionários da empresa responsável por manusear a carga em solo. Recentemente, um caso parecido ocorreu no aeroporto de Guarulhos envolvendo duas brasileiras em um voo para a Alemanha. 

 

Leia também: 

 

Com informações: On the Wings e Swissinfo

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Aeroporto de Madri, Bolívia, Boliviana de Aviación, usaexport, Wamos Air