O conglomerado italiano Leonardo, membro do consórcio NHI que fabrica os helicópteros NH90, diz que a Noruega não tem “base legal” para aposentar suas aeronaves e exigir reembolso.
A afirmação foi apresentada pela companhia na última quinta-feira (03). durante a demonstração de resultados do 3º trimestre, cinco meses depois que a Noruega anunciou a baixa de sua frota de NH90 NFH (NATO Frigate Helicopter).
Em junho, a Agência Norueguesa de Material de Defesa (NDMA) afirmou que estava tirando os NH90 de serviço, alegando que o modelo era incapaz de atingir os requisitos locais por baixa disponibilidade, entregas atrasadas e alto custo operacional.
A organização governamental ainda disse que iria devolver os helicópteros e exigir um reembolso de US$ 474 milhões, o valor pago pelas 14 aeronaves, das quais recebeu apenas 13. O contrato original estipulava que a Noruega deveria receber todos os helicópteros até 2008, mas 14 anos depois a NHI ainda não havia entregado o último NH90.
“É uma decisão séria, mas não importa quantas horas o pessoal trabalhe e não importa quantas peças solicitamos, o NH90 não será capaz de atender às necessidades das forças armadas”, disse o ministro da defesa da Noruega, Bjørn Arild Gram, afirmando que o modelo passava mais tempo em manutenção do que voando.
Ainda assim, a Leonardo rebateu as exigências de Oslo. O fabricante, que detém 41% do consórcio NHI, alega que o “pedido de rescisão por inadimplência é legalmente infundado e razoavelmente contestável em qualquer fórum apropriado devido à falta de base factual e legal, má interpretação do contrato e da lei norueguesa, bem como violação das obrigações de confidencialidade.”
A declaração reforça as afirmações da companhia na época da decisão da Noruega, quando disse estar “extremamente decepcionada” e que “refuta as alegações feitas contra o NH90, bem como a empresa”. A NHI também questionou se a Noruega poderia legalmente quebrar o acordo, mas não ameaçou nenhuma ação legal.
A Noruega não é o único país não que quer se livrar dos helicópteros produzidos pela Leonardo Helicopters, Airbus e GKN/Fokker. Na mesma semana em que os italianos recusaram a exigência norueguesa, foi a vez dos suecos denunciarem a baixa disponibilidade da aeronave. Em dezembro de 2021, a Austrália também disse que aposentaria seus NH90, localmente chamados de MRH90 Taipan; ambas as nações vão substituir os NH90 pelo UH-60 Black Hawk/SH-60 Seahawk norte-americano.
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