Advertisement

Sistemas antimísseis de aviões-tanque A330 MRTT da OTAN terão suporte da Elbit Systems

Um A330 MRTT pousando na Base Aérea de Eindhoven, sede dos aviões da Frota Multinacional de MRTT da OTAN (MMF). Foto: Ministério da Defesa da Holanda.

A Elbit Systems de Israel anunciou na última terça-feira (24) que foi contratada pela Agência de Suporte e Compras da OTAN (NSPA) para fornecer serviços de suporte aos sistemas de contramedidas antimísseis DIRCM (Contramedidas de Infravermelho Direto) instalados nos aviões-tanque multimissão Airbus A330 MRTT (MMF) da aliança militar. 

Segundo a companhia, o contrato, com validade de 5 anos, também prevê a implantação de uma central de atendimento, localizada no NSPA, para dar suporte e logística ao sistema de proteção dos A330.

Torres do sistema antimísseis DIRCM J-Music instalados em um Airbus A330 MRTT da OTAN. Sistema é fornecido pela Elbit Systems de Israel. Foto: Airbus.
Torres do sistema antimísseis DIRCM J-Music instalados em um Airbus A330 MRTT da OTAN. Sistema é fornecido pela Elbit Systems de

Equipada para fornecer suporte abrangente à frota MRTT da OTAN equipada com o sistema DIRCM, a instalação dedicada da NSPA, em Luxemburgo, será um recurso essencial para a frota, fornecendo os conhecimentos, equipamentos e manutenção necessários. O centro fornecerá reparos, peças sobressalentes e serviços de manutenção para garantir que todos os sistemas estejam operando em níveis ideais.

“O contrato de suporte subsequente e a nova instalação de manutenção da NSPA se baseiam em nosso excelente relacionamento com a Elbit e garantem o suporte ideal para nossa frota MRTT”, disse Jan Der Kinderen, gerente do sistema MMF da NSPA.

Airbus A330 MRTT da Frota Multinacional MRTT (MMF) da OTAN. Foto: Airbus.
Airbus A330 MRTT da Frota Multinacional MRTT (MMF) da OTAN. Foto: Airbus.

A Elbit também recebeu um contrato de acompanhamento da NSPA para um sistema J-Music adicional, parte da família MUSIC de contramedidas DIRCM.

O sistema J-MUSIC é totalmente autônomo, projetado para instalação distribuída em uma variedade de tipos de aeronaves, em uma configuração de uma ou várias torres. Altamente avançado e totalmente comprovado, o J-Music baseado em laser fornece proteção abrangente contra mísseis antiaéreos avançados de busca por calor. Até o momento, sete sistemas já estão integrados, certificados e operacionais nos A330 MRTT da OTAN.

“A demanda por nossos sistemas DIRCM está crescendo devido ao aumento das ameaças impostas às aeronaves. Estamos orgulhosos de fornecer à OTAN um centro de serviços e logística para reparo e manutenção local de nossos sistemas”, afirma Oren Sabag, gerente geral da Elbit Systems ISTAR & EW. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A330 MRTT, Elbit Systems, OTAN, usaexport