Advertisement

Veja a chegada do navio holandês com caças Gripen da FAB em SC

Navio Minervagracht holandês caças Gripen F-39 FAB

O navio mercante MV Minervagracht atracou na manhã deste domingo (25) no cais de Navegantes (SC). A bordo do navio de bandeira holandesa estão dois caças Saab Gripen E, destinados à Força Aérea Brasileira (FAB) e vindos da Suécia. 

O navio deixou o porto sueco de Norrköping há 20 dias, chegando na costa brasileira entre sexta-feira e sábado, finalmente atracando no complexo portuário catarinense hoje. 

https://www.instagram.com/p/Ci7-4GwLEqd/

Conforme informações do canal shipspotting_Itajaíque acompanha a movimentação nos portos de Itajaí e Navegantes, o Minervagracht trouxe mais dois F-39E Gripen ao Brasil.

Fotos obtidas pelo canal também mostram que o navio já está com pelo menos dois porões abertos. Não é possível ver os caças ainda, mas o desembarque dos aviões deve começar em breve. 

O mais provável é que os aviões sejam os de matrícula FAB 4103 e 04, entregues à força aérea no ano passado ainda na Suécia. Esta é a segunda dupla de caças que a FAB recebe em 2022: os Gripen 4101 e 02 chegaram ao país no início de abril, a bordo do navio Marsgracht, marcando a entrega dos dois primeiros F-39 operacionais.

Os caças foram incorporados à Aeronáutica no mesmo mês, mas seguem com a Embraer em Gavião Peixoto (SP). Conforme informações obtidas por AEROFLAP, os aviões devem chegar na sua nova sede em Anápolis (GO) apenas em dezembro. 

Saab Gripen E 4101 F-39 FAB
O F-39E FAB 4101, primeiro Gripen de produção do Brasil, em voo. Imagem: Saab.

O FAB 4100, que chegou ao Brasil em 2020 a bordo do MV Elke, é usado em voos de testes e certificações de sistemas, como parte do contrato de transferência de tecnologia. 

Como explicamos anteriormente, a operação com os novos Gripen deve seguir o mesmo padrão dos últimos eventos: os aviões serão desembarcados do navio, recebendo as rodas dos trens de pouso ainda no cais.

F-39E Gripen Navegantes navio FAB
Os Gripens 4101 e 02 no porão do Marsgracht. Foto: Sargento Muller Marin – FAB.

Posteriormente (provavelmente à noite) serão rebocados até o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder, sob escolta de forças de segurança locais e da FAB. No aeroporto, testes e ajustes finais são feitos antes dos caças decolarem para a sede da Embraer, onde os aviões passam pela nacionalização e certificação militar. 

Conheça os armamentos que a FAB usará no F-39 Gripen

O Saab Gripen foi selecionado como novo caça brasileiro em 2013, encerrando a disputa com os caças Boeing F/A-18 Super Hornet e Dassault Rafale pelo contrato do Programa FX-2. Na época o modelo sueco ainda era chamado de Gripen NG.

O contrato cobrindo 36 aviões (28 para um piloto e oito de dois assentos) foi assinado em 2014. Neste ano, a FAB revelou ter recebido permissão para aumentar o contrato para mais quatro aviões, o que permitirá a implantação do jato em uma segunda base aérea. Ao mesmo tempo, a FAB negocia com a Saab um 2º lote, com cerca de 26 aeronaves. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: fab, Gripen, navegantes, usaexport