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Veja como pode ficar o cockpit do B-52 depois da modernização

Cockpit do B-52 Stratofortress depois de modernizado

O B-52 Stratofortress é um dos principais aviões da Força Aérea dos EUA e deve passar dos 100 anos de operação através de extensas modernizações. A Boeing, fabricante do bombardeiro, divulgou uma imagem de como deve ficar o cockpit após as atualizações. 

A imagem, conforme a Air & Space Forces Magazine, é fictícia, mas pode estar próxima da versão final do novo “escritório” dos pilotos e copilotos do B-52, a partir de meados desta década.

Como pode ser observado, a estação passa a ser do tipo glass cockpit, com novos displays coloridos dominando a maior parte do painel, ainda que os clássicos instrumentos analógicos ainda estejam presentes. 

Os quatro mostradores multifuncionais apresentarão informações de voo, imagens do novo radar AESA APG-79 (o mesmo usado no F/A-18 Super Hornet da Marinha) e dos pods eletro-ópticos Litening/Sniper bem como dados do novo datalink B-52. 

Ainda segundo a revista, os displays podem desempenhar um papel no emprego das novas armas hipersônicas do B-52H, que depois de modernizado deve ser designado B-52I ou B-52J. O bombardeiro será a plataforma inicial para uso do míssil hipersônico AGM-183 ARRW bem como do míssil nuclear AGM-181 LRSO (Long-Range Stand-Off missile), ambos em desenvolvimento. 

O grande console central, que abriga as manetes de potência, também foi atualizado. É através deste conjunto que os pilotos controlarão os novos motores Rolls Royce F130, peça chave da modernização da aeronave. 

A Boeing, que atua como integradora dos diversos novos componentes do upgrade, diz que a imagem mostra “novos displays digitais 8 x 10, sistema de aceleração híbrido mecânico-digital, novas unidades de concentradores de dados (2x), novo gravador de manutenção de falhas do motor, novo sistema de dados de ar do motor (e) modificado painéis do sistema, bem como atualizações estruturais, elétricas, pneumáticas e hidráulicas associadas a este esforço de modernização.”

Segundo a Boeing, 744 bombardeiros B-52 Stratofortress foram construídos em 10 anos. Hoje, apenas 72 restam em operação, divididos em duas bases principais: Barksdale (Lousiana) e Minot (Dakota do Norte).

Ainda que seja uma aeronave bastante antiga, o B-52 é importante parte da tríade nuclear dos Estados Unidos desde sua entrada em operação em 1952. A aeronave pode carregar 31,5 toneladas de bombas, minas e mísseis diversos. 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: B-52, Cockpit, modernização, usaexport