Advertisement

Vídeo: caças Gripen operacionais decolam de Gavião Peixoto e pousam na Base Aérea de Anápolis pela primeira vez

Caça Saab F-39E Gripen decolando de Navegantes (SC) em setembro de 2022.

Dois caças F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) pousaram na manhã desta terça-feira (29) na Base Aérea de Anápolis (BAAN) em Goiás. A chegada dos aviões de combate marca o primeiro pouso de duas unidades operacionais na organização militar que será sede do novo vetor da Aeronáutica.

Segundo Juliano Lisboa do portal Poder Aéreoos caças de matrícula 4103 e 4104 pousaram em Anápolis às 11h48. Os spotters Ricardo Parisi e Matheus Janone, do canal Brazil Aviation Araraquara SP, registraram a decolagem dos F-39 da sede da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. 

Estes são os mesmos Gripens que chegaram ao Brasil em setembro a bordo do navio mercante MV Minervagracht. Ontem (28) a Saab, fabricante dos caças, publicou um vídeo mostrando a preparação dos aviões quando ainda estavam em Navegantes (SC). De lá, seguiram em voo para as instalações da Embraer, onde passam por testes e certificações. 

Cabe destacar que esta não é a primeira vez que um dos novos aviões da FAB visita a BAAN. Em outubro de 2021 o primeiro Gripen brasileiro, o FAB 4100, tocava o solo anapolino pela primeira vez. 

Ao todo a FAB já recebeu cinco Gripens. O 4100, que chegou ao país em 2020, é uma aeronave de pré-série usada na campanha de certificações do modelo, trabalho realizado em Gavião Peixoto por pessoal brasileiro e sueco. Os outros quatro aviões (4101 a 4104) chegaram em pares em abril e setembro deste ano. As aeronaves devem começar as operações em dezembro. 

Conforme o cronograma apresentado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr., outros dois aviões devem ser entregues ainda em 2022. 

Novo Cronograma do Saab F-39 Gripen para a FAB
Cronograma de entregas do F-39 Gripen. Imagem: Força Aérea Brasileira.

Localizada a 150 Km de Brasília e construída na década de 1970, a Base Aérea de Anápolis é sede do 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar. Atualmente dotada de caças F-5EM Tiger II, a unidade será a primeira a receber os novos aviões, selecionados em 2013 e adquiridos em 2014 no âmbito do Projeto FX-2. Prestes a receber os Gripens, o Jaguar já se desfez de alguns de seus F-5. 

Em abril o Ten. Brig. Baptista Jr. revelou que a FAB iria adicionar mais quatro unidades ao primeiro lote de 36 caças, permitindo a implantação do F-39 em uma segunda base aérea, ainda a ser definida pelo Comando da Aeronáutica por meio de estudos. Um 2º lote, com 26 aviões, também é negociado.

Gripen KC-390 Anápolis FAB
As duas mais novas aeronaves da FAB, F-39E Gripen e KC-390 Millennium, no pátio da Base Aérea de Anápolis. Foto: Suboficial Johnson/FAB.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Base Aérea de Anápolis, fab, Gripen, usaexport