F-39E Gripen. Foto: Saab/Divulgação.

A Saab divulgou hoje (28) mais um episódio da série Colaboração Real, mostrando os trabalhos de desenvolvimento do caça multifunção JAS-39E/F Gripen, designado F-39E/F pela Força Aérea Brasileira. Neste capítulo, os pilotos da Embraer, Eduardo Rodrigues e Carlos Chester, falam sobre a experiência de voar a aeronave. 

Chester conta que foi feito o ensaio do radar-altímetro da aeronave, onde o caça foi testado em diversos tipos de terreno. O trabalho foi realizado por uma equipe composta por pilotos, técnicos e engenheiros brasileiros. O vídeo também conta com a participação de Sven Larson, Head do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC) da Saab.

No dia 13 de julho, a Saab anunciou que o Gripen cumpriu com sucesso os testes de Water Spray nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP). 

A FAB adquiriu um total de 36 caças Gripen. O primeiro, matrícula FAB 4100, chegou ao país em setembro de 2020 e vem sendo empregado na campanha de testes, ensaios e certificação. As quatro primeiras unidades operacionais devem ser entregues à Aeronáutica ainda em 2021. Em entrevista, o comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr., disse que a expectativa é ter entre 60-70 caças

Os vídeos da série Colaboração Real estão disponíveis no canal da Saab no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA