Advertisement

Vídeo: veja como foi o desembarque e translado dos F-39 Gripen da FAB em Navegantes

F-39 Gripen FAB Navegantes navio saab

Os dois primeiros caças F-39E Gripen operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) foram desembarcados no Porto de Navegantes (SC) no último sábado (02). Durante a madrugada de domingo, as aeronaves de matrícula 4101 e 02 foram transladadas para o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder. 

A Saab, fabricante dos caças, publicou um vídeo curto mostrando o processo de desembarque dos caças Gripen e o transporte até o aeroporto. As aeronaves foram escoltadas por militares da Polícia da Aeronáutica, numa operação similar à realizada na chegada do primeiro Gripen brasileiro em 2020.

Veja mais: Primeiros caças Gripen E operacionais da FAB chegam ao Aeroporto de Navegantes

A operação, no entanto, sofreu um atraso de pelo menos uma hora e meia, já que um dos caças acabou ficando preso no portão do aeroporto.

Sanada a pane, o processo seguiu conforme o planejado e as aeronaves agora estão em um hangar, onde receberão os assentos ejetáveis e passarão por testes antes da decolagem para Gavião Peixoto (SP).

Os dois novos F-39 são os primeiros Gripens operacionais da FAB. Após o processo de certificação militar, a ser realizado entre FAB, Embraer e Saab, as aeronaves serão repassadas ao Esquadrão Jaguar (1º Grupo de Defesa Aérea) da Base Aérea de Anápolis. 

Outros dois caças, 4103 e 4104, devem chegar ao país ainda no primeiro semestre de 2022. Ao todo, 36 Gripens foram adquiridos e a FAB deseja assinar um 2º lote de 30 unidades.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-39, fab, Gripen, SAAB, usaexport