Advertisement

Voo 1907: Governo dos EUA nega extradição de pilotos do jato Legacy envolvido no acidente da GOL

Voo 1907 GOL Jato Legacy Jean Paul Paladino Joseph LKpore

Os EUA negou o pedido de extradição dos pilotos do jato Legacy envolvido na colisão com o Boeing da GOL em setembro de 2006. Joseph Lepore e Jean Paul Paladino são condenados por terem causado o acidente do voo 1907 que vitimou 154 pessoas.

A justiça norte-americana não deu aval para a extradição dos pilotos pedido pela 1ª Vara Federal de Sinop (MT) e também pela Secretaria Nacional de Justiça na qual foi formalizada através do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Juridica Internacional.

A Embaixada americana disse que os crimes cometidos não possuem amparo no acordo bilateral entre os países sobre extradição de condenados. Os pilotos do jato Legacy da Excel Aire foram condenados pela justiça brasileira por atentado contra a segurança do transporte aéreo de forma culposa no artigo 261 e também no artigo 263 enquadrado na executção de maneira qualificada. 

Voo 1907 Joseph Lepore Jean Paul Paladino
Imagem: Reprodução TV Globo

O Ministério da Justiça chegou a emitir a intimação mas a justiça dos EUA disse que não haveria jurisdição para que fosse executada a condeção dada pelas autoridades brasileiras. 

Em 29 de setembro de 2006, um Boeing 737-800 da GOL recém chegado a frota operava o voo 1907 entre Brasília e Manaus quando caiu e se desintegrou em pleno ar após a colisão com jato Lgacy da Embraer que estava em voo de entrega para a empresa Execel Aire.

PR-GTD destruído no acidente com o voo 1907 da GOL

O acidente vitimiu 154 de pessoas, todas do voo da companhia brasileira e se tornou um dos maiores acidentes aéreos já ocorridos no país, sendo inclusive um fator que contribuiu para o caso aéreo entre 2006 e 2007.

Lepore e Paladino foram condenados em 3 anos de prisão em regime aberto mas até então, nunca foi executada. 

Veja também:

 

Com informações da CNN Brasil

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.