Advertisement

Vídeo impressionante mostra acidente com caça F-35 nos EUA

Imagens mostram o momento em que o F-35 cai durante um voo de testes nos Estados Unidos. Acidente F-35B

Um caça F-35B Lightning II caiu na tarde desta quinta-feira (15) enquanto tentava pousar em uma base aérea no Texas. Imagens mostram o momento em que o avião cai e o piloto ejeta da aeronave. 

A aeronave estava pairando quando começou a descer. Logo após tocar o solo, o F-35 quica e o nariz do avião subitamente desce, quebrando o trem de pouso frontal. O jato começa a girar para a direita, formando uma nuvem de fumaça branca enquanto desliza pela pista. O piloto então ejeta e caiu alguns metros a frente do avião. 

O acidente ocorreu na Base da Reserva Conjunta da Estação Aérea Naval de Fort Worth (NASJRB), no Texas. Adjacente à base está a linha de produção da Lockheed Martin, fabricante do avião. A aeronave estava em um voo de testes, possivelmente antes de ser entregue ao cliente. 

“Estamos cientes da queda do F-35B na pista compartilhada na Base de Reserva Conjunta da Estação Aérea Naval em Fort Worth e entendemos que o piloto ejetou com sucesso. A segurança é nossa prioridade e seguiremos o protocolo de investigação apropriado”, disse a Lockheed em comunicado, sem dar mais detalhes sobre o ocorrido.

https://twitter.com/DallasTexasTV/status/1603458459177029633

O F-35B, variante de pouso e decolagem vertical do jato stealth, é operado pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Força Aérea Real Britânica e Marinha e Força Aérea da Itália. Japão, Singapura e Coreia do Sul também devem adquirir o modelo

Ao contrário das outras duas variantes (F-35A e F-35C), o F-35B possui uma espécie de “segundo motor”, o chamado de Lift Fan, conectado diretamente ao motor principal Pratt & Whitney F135.

Motor do F-35B
Motor do F-35B. Foto: Duch.seb via Wikimedia.

Fabricado pela Rolls Royce, o equipamento ainda inclui dois exaustores para controle de rolagem, além do sistema de giro do bocal do motor. O equipamento completo é chamado de Integrated Lift Fan Propulsion System (ILFPS), e permite que o F-35B pouse e decole verticalmente ou em distâncias curtas. No entanto, a performance da versão B também é pior se comparada às outras variantes. 

Esse é o segundo acidente com um F-35 em menos de dois meses e o quinto em pouco mais de um ano. Na última ocorrência, um F-35A da Força Aérea dos EUA caiu na Base Aérea de Hill, em Utah

Variantes do F-35 Lightning II.
Variantes do F-35 Lightning II.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, EUA, F-35, F-35B, usaexport