Advertisement

Suécia encomenda pods designadores LITENING para caças Gripen

Suécia adquiriu mais pods Litening para seus caças Gripen e Gripen E. Foto: Saab.

A Saab recebeu uma encomenda da Administração de Defesa da Suécia (FMV) para pods LITENING 5 adicionais. Avaliado em SEK 390 milhões (R$ 184,5 milhões), o negócio inclui serviços de manutenção para os equipamentos que serão usados a bordo dos caças JAS-39 Gripen e Gripen E. 

O contrato, divulgado pela Saab nesta quarta-feira (03), cobre entregas de equipamentos a serem feitas em 2026. bem como o fornecimento de peças sobressalentes e suporte de manutenção no país, como destaca o chefe da área de negócios Aeronáutica da Saab, Lars Tossman. “Ao desenvolver uma capacidade de manutenção para esta versão do pod de designação de alvos, a Saab está garantindo que as Forças Armadas Suecas possam mantê-los dentro das fronteiras da Suécia”, afirma o executivo. 

Originalmente desenvolvido em Israel pela Rafael, o LITENING 5 possui múltiplos sensores eletro-ópticos agrupados em um único casulo. O pod é usado para aquisição, identificação e acompanhamento de alvos e orientação de armamentos de precisão, como bombas e mísseis guiados por laser.

Pod Litening. Foto: Rafael.
Pod Litening. Foto: Rafael.

O Litening oferece imagens de câmera infravermelha (FLIR) e TV de alta definição coloridas em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana. Sensores de alta resolução e design EO eficaz garantem uma operação confiável em faixas isoladas. Também fabricados nos Estados Unidos pela Northrop Grumman, os pods foram comprados pela Suécia para os novos Gripen E. Esta encomenda adicional fornecerá os pods aos JAS-39C/D Gripen Legacy, que também recebem atualizações. 

Segundo a Rafael, os pods Litening registraram mais de 2 milhões de horas de voo, em todo o mundo. Voando com 27 Forças Aéreas e em 25 tipos de aeronaves, o Litening está sendo usado em todo o mundo pelos EUA, pela OTAN e por muitos outros países.

No Brasil, é utilizado pela Força Aérea Brasileira nos jatos de ataque A-1 AMX, no cargueiro tático KC-390 Millennium e futuramente nos F-39E/F Gripen. A FAB ainda emprega o RecceLite, uma versão do Litening para missões de reconhecimento tático, também utilizados a partir dos AMX. 

Caça-bombardeiro A-1 AMX da Força Aérea Brasileira com um pod LITENING. Equipamento é usado para identificação e acompanhamento de alvos e orientação de armamentos de precisão. Foto: Gabriel Centeno.
Caça-bombardeiro A-1 AMX da Força Aérea Brasileira com um pod LITENING. Equipamento é usado para identificação e acompanhamento de alvos e orientação de armamentos de precisão. Foto: Gabriel Centeno.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Gripen, Pod, SAAB, Suécia