Advertisement

Avião-tanque KC-46 dos EUA voa missão recorde de 36 horas

KC-46 é reabastecido por outro KC-46 durante a missão com duração recorde de 36 horas.

A Força Aérea dos EUA (USAF) conduziu uma missão histórica com um de seus novos aviões-tanque KC-46 Pegasus. A aeronave de reabastecimento em voo (REVO) passou 36 horas voando, marcando um novo recorde para a força.

A aeronave da 157ª Ala de Reabastecimento Aéreo decolou da Base da Guarda Aérea Nacional de Pease, em New Hampshire, cobrindo uma distância de 16 mil milhas (cerca de 25,740 km). A missão é um novo recorde para o Comando de Mobilidade Aérea (AMC). 

O general Mike Minihan, comandante do AMC, conduziu incansavelmente o comando para encontrar novas maneiras de empregar os recursos atuais em antecipação a uma luta futura. “Esta missão é mais um exemplo de aviadores capazes assumindo o comando e saindo para acelerar nosso emprego do KC-46A”, disse Minihan. “Esta missão da Total Force destaca corajosamente o imperativo de pensar de forma diferente, mudar a forma como fazemos negócios e fornecer opções para a Joint Force.”

Um dos caças stealth F-22 Raptor reabastecidos pelo KC-46 da USAF durante a missão de 36 horas.
Um dos caças stealth F-22 Raptor reabastecidos pelo KC-46 da USAF durante a missão de 36 horas. Foto: USAF.

Fabricado pela Boeing com base no 767, o  KC-46A Pegasus oferece flexibilidade estratégica à USAF por meio de sua combinação única de persistência e presença. Além de transferir combustível, o KC-46 ainda pode ser reabastecido, podendo permanecer em áreas de operações para permitir suporte sustentado a aeronaves armadas. Durante a missão, a aeronave reabasteceu caças F-22 no Oceano Pacífico e foi reabastecida três vezes.

A tripulação aproveitou as redes seguras e não classificadas do KC-46A e os sistemas de consciência situacional, o que permite uma ampla gama de usos futuros. Os recursos de consciência situacional da plataforma permitem sua proteção em ambientes contestados.

O Tenente-Coronel Joshua Renfro, novo líder da equipe multifuncional KC-46A do AMC, descreveu a importância da missão. “A realização desta missão é o terceiro sucesso consecutivo que comprova a persistência aérea do KC-46A, com base nas missões anteriores de 22 e 24 horas”, disse ele. “A AMC está comprometida com uma abordagem deliberada para ampliar o escopo do emprego do KC-46A e suas capacidades globais de comando e controle.”

Foto: USAF

Um monitor de desempenho humano a bordo do voo coletou dados quantitativos durante a missão. Esses dados, juntamente com os coletados durante as outras missões recentes de mais de 20 horas, serão usados ​​para informar a tomada de decisões para futuras oportunidades de emprego que quebrem as normas.

Em outro momento inédito, as informações foram enviadas à liderança do AMC por meio dos links de comunicação de bordo da aeronave durante o voo. Após sua surtida recorde, a aeronave pousou em estado “Código 1” – pronta para voar sem discrepâncias.

O Tenente-Coronel Brian Carloni, comandante do 157º Grupo de Operações, expressou uma conquista adicional da surtida. “Esta missão foi um verdadeiro exemplo de Total Force Integration. A experiência de nossos guardas e aviadores da ativa na execução desta missão demonstrou como o trabalho em equipe é crucial em qualquer cenário de guerra”, disse ele.

Com informações da AMC/USAF.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Boeing, KC-46, usaexport, USAF