Advertisement

Crise em Israel: EUA enviam mais um porta-aviões para o Mediterrâneo

O porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69). Embarcação nuclear vai reforçar presença dos EUA no Oriente Médio. Foto: Military News

Entrando na segunda semana de crise em Israel, o Departamento de Defesa (DoD) dos Estados Unidos enviou um segundo grupo de batalha de porta-aviões para o Mediterrâneo. Dessa vez o porta-aviões nuclear USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69) está se deslocando para a região, onde vai se juntar ao grupo do USS Gerald Ford (CVN-78).

Além dos navios, o Pentágono também deslocou mais aeronaves para a região. Embora os EUA tenham reforçado seu apoio a Israel (incluindo o envio de armas e munições), nenhum dos ativos de combate deverá se juntar aos combates na Faixa de Gaza. Em comunicado, o secretário de Defesa dos EUA Lloyd Austin disse que as ações são “parte do nosso esforço para dissuadir ações hostis contra Israel ou quaisquer esforços para ampliar esta guerra após o ataque do Hamas a Israel.”

O CVN-69 deixou o porto de Norfolk na última sexta-feira (13), já com destino ao Mediterrâneo oriental, onde vai coordenar operações aeronavais com o maior porta-aviões dos EUA, o Gerald Ford, que já está na região. Ele está acompanhado de um cruzador de mísseis guiados e dois destróieres de mísseis guiados.

“A chegada destas forças altamente capazes à região é um forte sinal de dissuasão caso qualquer ator hostil a Israel considere tentar tirar vantagem desta situação”, disse o General Michael “Erik” Kurilla, comandante do Comando Central dos EUA. Na mesma sexta-feira, caças F-15E Strike Eagle da Força Aérea dos EUA chegaram ao Oriente Médio para reforçar a presença norte-americana perto de Israel. 

Enquanto os EUA seguem deslocando ativos para o Oriente Médio, a guerra entre Israel e Hamas parece estar apenas escalando. Ao mesmo tempo em que realizam vários ataques aéreos diariamente, as Forças de Defesa Israelenses (IDF) preparam uma grande incursão por terra. 

Ao norte, o Hezbollah, organização islâmica xiita do Líbano, também fala em agir contra Israel. Os dois grupos terroristas tem apoio do Irã, antigo inimigo de Israel, que tem publicamente apoiado a onda de ataques. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Estados Unidos, Israel, Porta-Aviões, usaexport