FAB Cargas KC-390 Antártica
Foto: Sargento Müller Marin/FAB.

No início deste mês a Força Aérea Brasileira (FAB) fez o primeiro lançamento de cargas na Antártica utilizando seu novo cargueiro tático, o KC-390 Millennium da Embraer. 

A Operação Antártica (OPERANTAR) é realizada há 39 anos pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT) com o C-130 Hércules, mas agora o veterano turboélice “passa o bastão” ao seu substituto.

Foto: Sargento Müller Marin/FAB.

Ainda na semana passada a FAB deu mais detalhes da operação, além de ter divulgado um álbum com belas imagens da primeira participação do KC-390 na OPERANTAR, que você pode conferir clicando aqui.

No último sábado, a FAB divulgou um pequeno documentário mostrando o lançamento dos fardos de suprimentos para a Estação Antártica Comandante Ferraz. Confira!

O KC-390, de matrícula FAB 2857, decolou de sua base no Aeroporto Internacional do Galeão (RJ) na quinta-feira (30). A aeronave ainda fez uma escala no Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, em Pelotas (RS) e então partiu com destino à Punta Arenas, no sul do Chile.

Foram lançados oito pacotes através do método CDS (Container Delivery System), totalizando 2000 quilos de cargas, alimentos, equipamentos, roupas e cartas para a estação da Marinha do Brasil no “continente gelado”.