Nesta semana, a Embraer vai apresentar o A-29 (EMB-314) Super Tucano na XVII International Exhibition, Arms and Security 2021 em Kiev, na Ucrânia. O evento começa hoje (16) e encerra-se na sexta-feira (18). A francesa Dassault e a americana Lockheed Martin também estarão presentes na feira.
Em 2019, durante visita ao Brasil, o Comandante da Força Aérea Ucraniana, General Serhiy Drozdov, voou o Super Tucano da FAB na Ala 5 (Campo Grande), base que é sede do Esquadrão Flecha (3º/3º GAv), uma das quadro unidades da FAB que emprega o turboélice de ataque da Embraer. Em outubro do mesmo ano, pilotos da Ucrânia voaram o A-29 em Portugal.
Nesta semana, a #Embraer estará no XVII International Exhibition, Arms and Security 2021 em Kiev, na Ucrânia, apresentando o #A29 #SuperTucano. Junte-se a nós neste evento que começa hoje, e vai até dia 18 de junho, acessando: https://t.co/XLvellyldc #EmbraerStories #WeAreEmbraer pic.twitter.com/TG1XTQVpxi
— Embraer (@embraer) June 15, 2021
Desde então, a Ucrânia, que realiza uma reforma de suas forças armadas no período 2021-2035, tem demonstrado interesse no EMB-314. Dentre os itens que o país planeja atualizar são as suas aeronaves de treinamento avançado, função atualmente realizada pelo jato de L-39 Albatros. Uma possível aquisição da Ucrânia representaria a primeira exportação do modelo para a Europa.
Desenvolvido pela Embraer em conjunto com a Força Aérea Brasileira, o A-29 Super Tucano é armado com um par de metralhadoras FN M3P calibre .50 BMG e pode carregar uma variedade de armamentos, incluindo bombas e foguetes convencionais ou guiados e mísseis ar-ar de curto alcance, como o AIM-9 Sidewinder.
A aeronave está em serviço em múltiplos países incluindo Colômbia, Afeganistão, Estados Unidos, Indonésia, Filipinas e outros. O Turcomenistão, que adquiriu seis unidades do A-29, será o mais novo membro da lista. As aeronaves já estão sendo trasladadas do Brasil para o país na Ásia Central.
O Super Tucano pode ser empregado em operações de ataque leve, vigilância armada, contrainsurgência (COIN), vigilância de fronteiras e treinamento. No Brasil, o avião é usado na formação de pilotos de caça pelo Esquadrão Joker, na patrulha de fronteiras e formação de líderes de esquadrilha de caça nos Esquadrões Flecha, Grifo e Escorpião e em demonstração aérea pela Esquadrilha da Fumaça.
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