Advertisement

EUA realiza primeiro teste completo do míssil hipersônico AGM-183 ARRW

A Força Aérea dos EUA (USAF) informou ontem (12) que realizou com sucesso o primeiro teste completo de seu novo míssil hipersônico, o AGM-183 Air-launched Rapid Response Weapon (ARRW). 

Em comunicado, a organização diz que o teste foi realizado na última sexta-feira (09). Enquanto outros eventos focaram apenas no foguete do ARRW, o evento mais recente avaliou a performance do armamento completo, chamado de all-up-round (AUR).

Míssil AGM-183 ARRW e seu Veículo Planador Hipersônico (HGV). Imagem: USAF.
Míssil AGM-183 ARRW e seu Veículo Planador Hipersônico (HGV). Imagem: USAF.

Um bombardeiro B-52 Stratofortress decolou da Base Aérea de Edwards, na Califórnia, e seguiu para a zona de testes de Point Mugu, sobre o Oceano Pacífico. O jato então lançou o ARRW, que subiu e acelerou até chegar a Mach 5 (5x a velocidade do som), momento em que a carenagem frontal se abriu e lançou o Veículo Planador Hipersônico (HGV). 

O HGV, que ainda possui uma ogiva explosiva de fragmentação, voou e atingiu o alvo com sucesso, marcando o primeiro teste completo bem-sucedido da nova arma estratégica de Washington. A USAF afirma que “indicações mostram que todos os objetivos foram alcançados.”

Como o próprio nome diz, o HGV não tem um motor próprio, seguindo até o alvo em velocidades hipersônicas desde a separação com o booster. No entanto, é uma arma perigosa: ao contrário de mísseis balísticos hipersônicos, como o Kinzhal russo, o HGV pode manobrar erraticamente. Isso significa que o inimigo terá dificuldades para detectar e interceptar o armamento, que manobra enquanto voa a Mach 5. 

Gráfico do Governo dos EUA mostra as diferentes trajetórias de um míssil balístico, um hipersônico e um HGV.
Gráfico do Governo dos EUA mostra as diferentes trajetórias de um míssil balístico, um míssil hipersônico de cruzeiro e um HGV.

O primeiro teste do ARRW ocorreu em 2019, numa época em que a USAF esperava ter o míssil pronto até 2022. No entanto, problemas e dificuldades de projeto atrasaram o desenvolvimento do AGM-183. O mais recente evento é um importante passo para o projeto. Ao mesmo tempo a USAF ainda avalia outros dois conceitos: o Hypersonic Attack Cruise Missile e o Hypersonic Air-breathing Weapon Concept

“A equipe ARRW projetou e testou com sucesso um míssil hipersônico lançado do ar em cinco anos”, disse Brigadeiro Jason Bartolomei, oficial executivo do Programa da Direção de Armamento. “Estou imensamente orgulhoso da tenacidade e dedicação que esta equipe demonstrou para fornecer uma capacidade vital ao nosso combatente.”

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: EUA, Míssil hipersônico, usaexport, USAF