Advertisement

F-15 japonês desaparece no mar em voo de treinamento

Um caça F-15 Eagle da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) sumiu sobre o Mar do Japão após decolar da Base Aérea de Komatsu, região central do país, nesta segunda-feira (31). Destroços encontrados na costa podem ser do avião.

O F-15DJ biplace decolou da base para um voo de treinamento com dois pilotos a bordo. Após voar cerca de cinco quilômetros para oeste-noroeste de Komatsu, já sobre o Mar do Japão, a Força Aérea perdeu contato com o caça às 17h30 (05h30 no horário de Brasília).

F-15 DJ JASDF Japão
F-15DJ da JASDF. Foto: USAF.

De acordo com a Kyodo News, o Escritório da Guarda Costeira de Kanazawa disse que recebeu uma ligação relatando um “brilho vermelho” na costa da cidade de Kaga, no sudoeste da província de Ishikawa, na mesma hora em que a JASDF perdeu contato com o F-15. 

O Ministério da Defesa informou que já está procurando pelo avião desaparecido. A pasta também afirma que os destroços encontrados na costa da província de Ishikawa podem ser do caça. A Guarda Costeira enviou barcos de patrulha para a área.

A agência NHK afirma que o caça “pertence a uma unidade especializada em pesquisa em tecnologia de combate.”

A base de Komatsu é sede do único esquadrão aggressor da JASDF, o Tactical Fighter Training Group (hikoukyoudougun) que tem como missão o desenvolvimento de novas táticas e doutrinas de combate aéreo, além de representar aeronaves inimigas em treinamento. Os caças da unidade podem ser reconhecidos pelas pinturas coloridas aplicadas por cima do esquema cinza padrão. 

Conforme o levantamento World Air Forces 2022, o Japão tem exatamente 155 caças F-15J e 55 F-15DJ de dois assentos. As aeronaves foram produzidas localmente pela Mitsubishi Heavy Industries sob licença da McDonnell Douglas.
 
Destas 200 unidades, 70 serão modernizadas no âmbito do programa F-15 JSI (Japan Super Interceptor). As aeronaves atualizadas terão a suíte de guerra eletrônica EPAWSS, o radar AESA AN/APG-81(v)1, maior carga útil e o computador de missão Advanced Display Core Processor II (ADCP II), encontrado no F-15EX Eagle II.
 
O plano original previa a modernização de 98 caças, bem como a integração do míssil stealth antinavio AGM-158C LRASM, o que foi cortado por razões orçamentárias. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: acidente, desaparecido, F-15 Eagle, F-15J, Japão, JASDF, usaexport