Advertisement

FAB divulga fotos de ensaio com aeronaves no Planalto Central

Quarenta anos após famoso acidente, F-15 de Israel que pousou sem uma das asas segue voando. Fotos via The Aviationist, Força Aérea Israelense.

Desde o dia 25 de setembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) tem divulgado uma série de imagens de um “ensaio” aéreo com suas aeronaves. As fotos, registradas pelo Suboficial Johnson Barros e o Sargento Müller Marim, de Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), mostram aeronaves de caça, ataque, transporte e reconhecimento sobrevoando o Planalto Central e o Rio Corumbá.

A sessão de fotos aconteceu no dia 06 de setembro, antecedendo o tradicional desfile aéreo no Dia da Independência em Brasília (DF), mas só foram divulgadas dias depois. Ainda nesta quinta-feira (05) a Aeronáutica publicou mais duas imagens. 

Sentados na rampa de um KC-390, os fotógrafos da FAB “clicaram” os veteranos F-5M e A-1 AMX, os modernos F-39 Gripen e KC-390 e jato de inteligência R-99 de ângulos e cenários bem diferentes do que o público está acostumado a ver, especialmente em eventos de portões abertos. 

R-99 escoltado por jatos de ataque e reconhecimento AMX. Foto: Sgt Müller Marin.
R-99 escoltado por jatos de ataque e reconhecimento AMX. Foto: Sgt Müller Marin.

As imagens foram disponibilizadas gratuitamente, e em alta resolução, no Flickr do próprio Comando da Aeronáutica, plataforma que já reúne uma série de belos registros da instituição, atuais e históricos. Participaram das imagens os esquadrões Centauro, Guardião, Jaguar, Pampa, Poker e Zeus. 

Pelo Instagram, o SO Johnson compartilhou um vídeo que mostra o “making of” do ensaio aéreo. Sentados na rampa traseira de outro KC-390, os militares enfrentaram os fortes ventos e as condições nada comuns para a produção das imagens.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por (@johnsonbarros)

“Em meio à sensação de estar dentro do furacão ️ (sim, ainda peguei o resquício do vento de 370 km/h me esmurrando do meu lado direito), um som ensurdecedor dos motores e do vento (ele novamente), o chacoalhar de nossos assentos VIP e controlar a cena e o equipamento fotográfico, encontrei dentro de minha mente uma paz serena por todos aqueles minutos”, conta o militar pela rede social.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: fab, Fotografia, usaexport