Advertisement

Guerra na Ucrânia: EUA enviam mais caças F-35 para o leste europeu

F-35 Lituânia Ucrânia USAFE

A Força Aérea dos EUA na Europa e África (USAFE) enviou, no domingo (27), mais caças stealth F-35 para o Leste Europeu, em face aos desenvolvimentos da guerra entre Ucrânia e Rússia.

Seis caças partiram da base de Lakenheath, no Reino Unido, onde a USAFE também mantém esquadrões de F-15 Eagle e Strike Eagle. As aeronaves do 495º Esquadrão de Caça – subordinado à 48ª Ala de Caça – foram desdobradas para as bases aéreas de Amari e Siauliai, na Estônia e Lituânia, respectivamente. 

Os F-35 de Lakenheath também estão substituindo outros seis F-35 que vieram dos Estados Unidos. No dia 18/02, 12 F-35 da 388ª Ala de Caça, da base aérea de Hill, em Utah, chegaram à Alemanha. As aeronaves pousaram na base de Spangdahlem, no oeste do páis.

No dia 24, com o início da guerra entre os dois países, metade do contingente seguiu para as bases de Amari, Siauliai e Fetesti (Romênia). Agora, as aeronave estão retornando à Alemanha. 

C-17 e F-35 dos EUA na base aérea de Ämari, na Estônia. Foto: USAFE.

Em comunicado, a USAFE diz que os F-35 foram enviados “para continuar reforçando a presença da OTAN na região do Mar Báltico ao lado dos F-15E Strike Eagles atualmente implantados na Polônia.” 

O comando reforça que “continua a aumentar as capacidades de combate da OTAN nas regiões do Báltico e do Mar Negro”, sob ordens do Secretário de Defesa dos EUA. Ele também destaca que os F-16 da 52ª Ala de Caça, também sediada em Spangdahlem, permanecem na Romênia onde “continuam a apoiar os objetivos da coalizão.”

Além dos caças dos EUA, aeronaves da Espanha, Itália, França, Inglaterra, Romênia, Polônia, Alemanha e Portugal reforçam a posição da OTAN no leste europeu. Os aviões de combate estão realizando rodízios de patrulhas aéreas para manter a integridade do território da Aliança naquela região. Os caças são reabastecidos em voo por aviões-tanque KC-135, KC-10 e A330 MRTT dos EUA, França e Inglaterra. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Europa, F-35, Guerra, Rússia, Ucrânia, usaexport