Advertisement

Jordânia assina compra de mais caças F-16 Block 70

F-16V Artwork

A Força Aérea Real da Jordânia (RJAF) assinou na última quinta-feira (19) a compra de mais aviões de caça F-16 Fighting Falcon Block 70. O acordo é, na verdade, um aditamento de contrato, que eleva de oito para 12 o número de caças encomendados, com opção para mais quatro aeronaves. 

O aditamento foi assinado pelo Comandante da RJAF, Brigadeiro-General Muhammad Fathi Hiasat, e pelo Vice-Embaixador dos EUA na Jordânia, Rohit Nepal. Em nota, a RJAF afirma que a aquisição “enquadra-se no reforço das capacidades de defesa e dissuasão militar do Reino Hachemita da Jordânia, aumentando o nível de prontidão de combate e operações conjuntas com o lado americano.”

Assinatura do aditamento de contrato para os 12 F-16V da Jordânia. RJAF/Divulgação.
Assinatura do aditamento de contrato para os 12 F-16V da Jordânia. RJAF/Divulgação.

A RJAF não menciona o valor do contrato. No entanto, em fevereiro do ano passado o Departamento de Estado dos EUA, através da Agência de Cooperação em Segurança e Defesa, aprovou a venda de 12 F-16 Block 70 ao país, avaliados em US$ 4,21 bilhões. 

O Governo da Jordânia solicitou a compra de 21 motores General Electric F110-GE-129 (16 instalados e cinco sobressalentes), 21 radares de varredura eletrônica ativa (AESA) AN/APG-83, seis pods AN/AAQ-33 Sniper para guiagem de bombas, 200 bombas Mk.84 de 930 kg, 204 bombas Mk.82 de 230 kg, kits LJDAM e Paveway II, vários sistemas de navegação e comunicação, enlace de dados Link 16 e outros itens. 

Caças F-16A/B da Força Aérea Real da Jordânia (RJAF). Foto: Caycee Cook, U.S. Air Force.
Caças F-16A/B da Força Aérea Real Jordaniana. Foto: Caycee Cook, U.S. Air Force.

Atualmente a RJAF conta com uma frota de 44 caças F-16A e 15 F-16B, adquiridos junto aos Estados Unidos, Bélgica e Holanda. A maior parte das aeronaves foi atualizada para o padrão MLU (Mid Life Upgrade), tornando-se equivalente aos F-16C/D Block 50/52.

O F-17 Block 70, também chamado de F-16V Viper, é a versão mais moderna deste avião que é o caça mais usado no mundo todo. O modelo incorpora tecnologias encontradas em caças de 5ª geração, como o radar AESA AN/APG-83 e o Sistema Automático de Prevenção de Colisões no Solo (Auto GCAS). O F-16 Block 70 já está em serviço com a Força Aérea de Taiwan e foi adquirido por Bulgária, Bahrein, Eslováquia, Grécia e Marrocos.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-16, Jordânia, usaexport