Advertisement

Maior avião da FAB, KC-30 vai ao Egito buscar mais brasileiros que deixaram a Palestina

Airbus A330 FAB Força Aérea brasileira KC-30 independência Turquia Terremoto Israel Tel Aviv Brasileiros Israel Palestina repatriamento FAB

Um Airbus KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na manhã desta quinta-feira (21) com destino ao Egito, em mais missão da Operação Voltando em Paz. Neste, que é mais um dos voos da operação de repatriação de brasileiros afetados pelo conflito entre Israel e Hamas, o maior avião da FAB também está transportando material de ajuda humanitária. 

A aeronave de matrícula FAB 2902, operada pelo Esquadrão Corsário, saiu da Base Aérea do Galeão (RJ) às 08h20, tendo como destino a capital egípcia, Cairo. Lá, a aeronave será embarcada com um grupo de 32 brasileiros – 14 crianças, 11 mulheres e sete homens – evacuados da Faixa de Gaza, onde Israel realiza uma operação militar contra o grupo terrorista Hamas. O grupo é composto por 16 brasileiros de dupla nacionalidade, com mais 16 familiares palestinos. 

O jato deixou o Brasil com um carregamento de seis toneladas de purificadores de água portáteis equipados com “kit” voltaico (painel solar, inversor veicular e controlador de carga) para ampliar sua autonomia de energia.

Segundo a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), são 150 purificadores de água portáteis, cada um com capacidade aproximada de produção de mais de cinco mil litros de água por dia. Além dos equipamentos e do “kit” voltaico, estão sendo enviados, igualmente, itens de reposição suficientes para o funcionamento adequado dos equipamentos pelo período adicional de um ano.

Esta é a quarta remessa de material transportada pela Força Aérea desde o início do conflito. A doação humanitária será entregue aos cuidados do Crescente Vermelho Egípcio, organização responsável por fazer o transporte e entrega dos insumos que entram em Gaza. 

A Operação Voltando em Paz já concluiu 11 voos de repatriação, a maior parte deles cumpridos pelos KC-30, resgatando 1.525 pessoas e 53 animais domésticos. Foram oito embarques saindo de Tel Aviv com brasileiros e parentes que estavam em Israel, um da Jordânia com resgatados da região palestina da Cisjordânia e outros dois que decolaram do Cairo com repatriados da Faixa de Gaza. Esta é, portanto, a maior operação de repatriação já realizada pelo Brasil. 

Airbus KC-30 FAB 2902 decolou da BAGL com 150 purificadores de água com kits voltaicos. Foto: Presidência da República via ABC.
Airbus KC-30 FAB 2902 decolou da BAGL com 150 purificadores de água com kits voltaicos. Foto: Presidência da República via ABC.

A iniciativa é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), com apoio do Ministério da Defesa, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, da Receita Federal, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Rodoviária Federal, da Embaixada do Brasil no Cairo e do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).

A aeronave deve retornar ao país no sábado (23), com previsão de pouso às 08h00 na Base Aérea de Brasília. 

Com informações de ABC

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Faixa de Gaza, Israel, KC-30, Repatriação, usaexport