Advertisement

Militares do Exército Brasileiro visitam Regimento de Aviação do Exército Italiano

Grupo de oficiais do Comando de Operações Terrestres (COTER) do Exército Brasileiro (EB) esteve no 5º Regimento de Aviação do Exército Italiano, onde conheceram os helicópteros NH-90 e A129 Mangusta. Foto: COTER.

Um grupo de oficiais do Comando de Operações Terrestres (COTER) do Exército Brasileiro (EB) visitou o 5º Regimento de Aviação do Exército Italiano – RIGEL. Durante a visita, que aconteceu entre 29 de novembro e 01 de dezembro, os militares conheceram de perto os helicópteros NH90 e A129 Mangusta. 

A comitiva foi composta pelo Coronel Bailone, da Divisão de Aviação e Segurança do COTER, pelo Tenente-Coronel Amorim, Cmt do 1º Batalhão de Aviação do Exército – Batalhão General Leônidas Pires Gonçalves e pelo Coronel Sérgio Oliveira, Adido do Exército na Itália.

Foto: COTER – Exército Brasileiro.

O Regimento RIGEL tem sede na cidade de Casarsa della Delizia e é composto por dois batalhões: um com os helicópteros de ataque Agusta (atual Leonardo Helicopters) A129 Mangusta, e outro de emprego geral, equipado com os helicópteros utilitários NHI NH90 TTH (Tactical Transport Helicopter). O Regimento conta ainda com uma Unidade de manutenção e uma Escola de Aviação, que tem como missão formar e treinar pilotos de ataque.

Segundo o Exército, o objetivo da visita era conhecer as capacidades do helicóptero de ataque A129 Mangusta, especialmente os armamentos: o canhão rotativo M197, de 20mm, e o míssil antitanque israelense Rafael Spike (modelo já adquirido pelo EB). O Mangusta também está certificado para usar o mísseis norte-americanos BGM-71 TOW, AIM-92 Stinger, AGM-114 Hellfire e o francês MBDA Mistral.

Visita teve intuito de conhecer capacidades do helicóptero A129 Mangusta. Foto: COTER.
Visita teve intuito de conhecer capacidades do helicóptero A129 Mangusta. Foto: COTER – Exército Brasileiro.

No passado o Exército Brasileiro chegou a avaliar o T129 ATAK, versão turca do A129 que conta com diversos aprimoramentos. 

A visita também incluiu a “troca de experiências e fortalecimento de laços de camaradagem entre os integrantes dessa Unidade Aérea, extremamente operacional e motivada e que vem participando ativamente nos conflitos recentes, como Iraque e Afeganistão.”

Via COTER

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A129, Exército Brasileiro, Helicóptero, usaexport