Advertisement

Parlamentar sueco diz que caças Gripen devem ser vendidos à Ucrânia

Saab jas-39 hungria

A venda de caças JAS-39 Gripen para a Ucrânia está recebendo apoio de um parlamentar sueco. O país invadido pela Rússia em fevereiro tem solicitado a transferência de aeronaves de combate, incluindo o modelo fabricado na Suécia pela Saab. 

Em comentário ao portal Guildhall, Magnus Jakobsson, membro do Parlamento sueco (Riksdag) e representante do Partido Democrata Cristão, disse que Estocolmo deve aprovar a venda dos caças de 4ª geração à Kiev. 

Gripen amraam sidewinder Hungria OTAN
Um par de caças JAS-39C da Hungria armados com mísseis AIM-9 Sidewinder e AIM-120 AMRAAM. Foto: OTAN – Comando Aéreo Aliado.

“Quanto à ajuda militar em geral, minha posição é que sempre defendo que a Suécia deve estar pronta para vender armas. Em particular, sei que o lado ucraniano está interessado na aeronave sueca JAS-39 Gripen (SAAB), e digo que temos que tornar isso possível”, disse Magnus. 

“Temos uma lei na Suécia que diz que não podemos vender equipamento militar a um país em guerra, mas como já estamos dando equipamento à Ucrânia, é claro que devemos ter a possibilidade de vender também. Portanto, devemos aumentar as forças armadas e a ajuda em geral e também sou a favor da venda do SAAB JAS-39 Gripen”, enfatizou o legislador.

Em novembro a Suécia anunciou um novo grande pacote de ajuda militar à Ucrânia, avaliado em 3 bilhões de coroas suecas (US$ 287 milhões), o maior desde fevereiro. O país já transferiu desde equipamentos de proteção individual, como coletes e capacetes, até mísseis e foguetes antitanque. O novo pacote entrega à Kiev sistemas de defesa aérea, munições, veículos, equipamentos e fardamentos de inverno, entre outros itens, além de 270 milhões de euros.

MiG-29 Ucrânia
Caça Mikoyan Gurevich MiG-29 Fulcrum da Força Aérea Ucraniana.

Como relatado pelo portal ucraniano Ukrinform, o ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billström, esteve em Kiev na segunda-feira (28) junto de ministros de demais países do Báltico e norte europeu, reforçando o apoio aos ucranianos. 

Os principais diplomatas assinaram uma declaração conjunta sobre mais assistência à nação devastada pela guerra, condenando a agressão russa. Falando sobre a mais recente assistência militar ao país invadido, Billström disse ser um pacote “inovador”. 

Caça JAS-39C Gripen da Força Aérea Sueca, armado com mísseis AMRAAM e Sidewinder.
Caça JAS-39C Gripen da Força Aérea Sueca, armado com mísseis AMRAAM e Sidewinder. Foto: Saab.

Como mencionado anteriormente, uma série de altas autoridades ucranianas – incluindo o presidente Volodymyr Zelensky – tem lançado diversos apelos pela transferência de aviões de caça, desde os MiG-29 Fulcrum já usados pelo país aos F-15, F-16 e F/A-18 norte-americanos e o Saab Gripen sueco. O país inclusive preparou pilotos para treinamento no exterior.

Um recente estudo do think tank britânico RUSI, aponta o JAS-39 como melhor caça ocidental a ser transferido imediatamente para a Ucrânia. O comitê alega que a fácil manutenção, armamentos e aviônicos avançados e capacidade de operação em locais despreparados tornam o Gripen o caça ideal para a Força Aérea Ucraniana. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Gripen, Ucrânia, usaexport