GOL Aeroporto de Congonhas
Foto: Gisele Orquídea/Aeroflap

Na última terça-feira (08) tivemos o anúncio da compra da MAP pela GOL Linhas Aéreas. O negócio que supera os R$ 127 milhões foi focado principalmente nos slots da aérea regional no Aeroporto de Congonhas, que em 2020 foi o 3º mais movimentado do país apesar da pandemia.

Nos dois comunicados, da GOL e da VoePass, o foco foi claro na distribuição de slots*. Ao todo, 22 slots serão incorporados ao Grupo controlador da GOL. A companhia que atualmente tem cerca de 234 slots diários, passará a ter aproximadamente 256 slots em média no Aeroporto de Congonhas, com picos de 258 slots, de acordo com a companhia.

Este número informado acima é de acordo com a última atualização da ANAC, para a “temporada de inverno”, que a agência contabiliza como entre outubro e março.

O acordo entre as duas companhias só foi possível devido a um ponto na regulamentação da ANAC. Este especifica que uma companhia aérea do mesmo grupo pode transferir os slots em Congonhas entre si.

Ao comprar a MAP, a VoePass transferiu os seus slots (14 no total) para a nova companhia do Grupo. Ao todo foram 26 slots para a MAP em Congonhas. Contudo, a companhia perdeu 4 slots na última temporada, e os últimos voos foram operados por aviões na pintura da Passaredo/VoePass.

E comprando a MAP, a GOL poderá ter esses slots disponíveis na sua malha, operando normalmente aeronaves Boeing 737 para os destinos que desejar.

*Cada slots de operação é equivalente a uma decolagem e um pouso no Aeroporto de Congonhas.

 

Liderança em Congonhas

Atualmente a GOL é a segunda companhia aérea em número de slots em Congonhas. A LATAM Brasil está na liderança, com 236 slots, o equivalente a 43,94% das operações no local, praticamente empatada com a GOL, que tem 43,57%.

Com a aquisição da MAP, e os 26 slots a mais na temporada de verão, a GOL pode atingir uma participação de 47,64% nas operações do Aeroporto de Congonhas, com a LATAM em segundo lugar, com 43,61%.

A Azul opera em Congonhas com 43 slots, e a Itapemirim conseguiu dois slots na distribuição mais recente da ANAC, onde planeja utilizar para cumprir voos entre Congonhas e Londrina a partir de outubro.

 

Resumo da distribuição atual dos slots em Congonhas (na temporada de “verão”):

Companhia Aérea Média de slots nos dias úteis
Azul 43
GOL 234
Itapemirim 2
LATAM 236
MAP 22
Total de Slots 537