Advertisement

Rússia declara que doação de sistema de defesa aérea para a Ucrânia aumentará a guerra

Ucrânia Rússia Força Aérea abatido

Após a Eslováquia aceitar enviar sistemas S-300, contra ataques aéreos para a defesa da Ucrânia em seu território, a Rússia emitiu uma declaração alertando que tal movimentação pode ser considerada uma provocação da OTAN.

O alerta partiu nesta quinta-feira (17) da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, que disse: “Se esta decisão for adotada, e isso diz respeito não apenas à Eslováquia, mas também a outros países, eles criam problemas para si mesmos… Eles criam problemas diretos para si mesmos com suas próprias mãos”.

“Tais entregas… seriam um fator de desestabilização que definitivamente não traria paz à Ucrânia”, disse a porta-voz Maria Zakharova, em uma coletiva de imprensa. “A longo prazo, elas poderiam ter consequências muito mais perigosas”.

“A pedido do presidente Zelensky, identificamos e estamos ajudando a Ucrânia a adquirir sistemas antiaéreos adicionais de longo alcance e munições para esses sistemas”, disse Joe Biden, presidente dos EUA, nesta quarta-feira sobre o envio de mísseis antiaéreo portáteis e do modelo S-300.

O treinamento de militares para utilizarem um novo sistema de defesa é longo e complexo. As forças ucranianas já estão adaptadas ao uso do S-300, por este motivo, o sistema soviético está sendo negociado com países da OTAN.

Anteriormente os EUA e a OTAN cogitaram enviar caças MiG-29 usados da Polônia para uso pela Força Aérea da Ucrânia. Contudo, as ameaças da Rússia de incluir aliados da OTAN na guerra fizeram os países ocidentais cancelarem esse plano.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias

Tags: conflito, Guerra, OTAN, Rússia, Ucrânia, usaexport