Advertisement

Segundo Airbus KC-30 da FAB decola da Irlanda para os EUA; entenda e acompanhe em tempo real

Airbus A330 FAB Força Aérea brasileira KC-30 independência Turquia Terremoto Israel Tel Aviv Brasileiros Israel Palestina repatriamento FAB

O segundo Airbus A330-200 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou nesta segunda-feira (12) da Irlanda e está, neste momento, chegando aos Estados Unidos. Militarmente chamado de KC-30, o avião deve pousar no sul da Califórnia nas próximas horas, como ocorreu com o primeiro A330 da FAB em julho. 

O jato saiu do Aeroporto de Dublin (DUB) nesta manhã, tendo como destino final o Aeroporto de Victorville (VCV). Assim como o FAB 2901, o primeiro Airbus KC-30 da FAB, o FAB 2902 será contratualmente recebido em VCV pela Comissão de Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW).

Nos EUA, o avião passará pelas inspeções e checagens finais antes da ser enviado ao Brasil, algo que deve ocorrer nos próximos dias. A CABW é responsável pelo contrato dos dois aviões junto à Azul.

O voo do FAB 2902 pode ser acompanhado em tempo real em sites e aplicativos de rastreamento, como Flightradar24 e FlightAware

 

As duas aeronaves foram adquiridas através da licitação 67102.220004/2022-59, avaliada em US$ 80.581 milhões, cuja vencedora foi a Azul Linhas Aéreas.

O segundo KC-30 chegou à Irlanda no dia 15/08, ainda ostentando as cores da Avianca e a mátricula civil VP-BDV. A aeronave estava em Perpignan, na França, onde passou por revisão antes de receber sua nova ‘farda’.

Dez dias depois o avião já estava com as cores da Aeronáutica, depois de pintado nas instalações da International Aerospace Coatings (IAC).

Depois da pintura, o KC-30 2902 ficou 17 dias estacionado no pátio do aeroporto de Dublin, até partir para os EUA nesta manhã. 

Processo similar aconteceu com o 2901: o jato saiu das instalações da Joramco, na Jordânia, em 01/07, ainda com a pintura da Azul e o registro civil PR-AIS, e pousou na Irlanda onde foi pintado na IAC. 

Doze dias depois o 2901 foi visto pela primeira vez com as cores da FAB. Ele chegou ao Brasil em 25/07, sendo oficialmente incorporado à frota militar brasileira no dia seguinte em uma cerimônia na Base Aérea do Galeão (RJ), sede do 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2º GT), o Esquadrão Corsário, responsável por operar os novos KC-30. 

A330 F-5EM FAB KC-30
Primeiro Airbus KC-30 da FAB escoltado por caças F-5EM Tiger II do 1º GAvCA. Foto: FAB.

Futuramente, o 2901 e 2902 serão convertidos ao padrão A330 MRTT. A conversão será realizada através de um contrato separado, negociado pela FAB com a Airbus. Os trabalhos, que demoram cerca de 18 meses segundo a fabricante, ocorrem nas suas instalações em Getafe, na Espanha. 

Depois de convertidos, os A330 se tornarão aviões de transporte e reabastecimento em voo estratégico multimissão, podendo ser usados para abastecer outras aeronaves, transportar cargas, tropas, suprimentos e até mesmo se tornar uma UTI aérea. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A330 MRTT, fab, KC-30, usaexport