Su-75 Su-57 Rússia Stealth

No Dubai Airshow, a Rússia afirmou na segunda-feira (15) que já está produzindo os dois primeiros protótipos do Su-75 Checkmate, seu novo caça stealth. O anúncio foi feito na primeira apresentação do caça no exterior, que contou até mesmo com um perfume, também chamado Checkmate. 

As duas aeronaves estão sendo fabricadas na Associação de Produção de Aeronaves de Komsomolsk-on-Amur (KnAAPO). A planta também é responsável por produzir o Su-57, Su-35 e Su-30SM.

A informação foi confirmada por Yuri Slyusar, diretor geral da UAC, conglomerado estatal que detém a Sukhoi e outros estúdios de projetos aeronáuticos da Rússia. 

“Gostaria de apontar que a fábrica em Komsomolsk começou a construir alguns protótipos para o lote inicial”, disse Yuri à repórteres durante a apresentação do Su-75 em Dubai. Segundo a Aviation Week, a UAC também espera um maior envolvimento dos Emirados Árabes Unidos no projeto. Contudo, Abu-Dhabi já tem interesse no F-35

Junto do mock-up do Su-75 Checkmate foram apresentados mísseis ar-ar RVV-SD e RVV-MD e o míssil de cruzeiro Kh-59MK no MAKS 2021. Foto: Sergei Fadeichev/TASS.

O Su-75 é voltado para exportação. Apesar da Rússia ter sugerido que poderia adquirir o caça também, países como Índia, Argentina e os próprios Emirados Árabes foram identificados como clientes em potencial. De acordo com agência Tassa Rostec (que detém a UAC) se reuniu com o Ministério da Defesa Russo para discutir a venda do caça à Moscou.

“Eles queriam ter alguns, é claro. Discutimos recentemente com o ministro [da defesa] que eles precisam apresentar os requisitos da missão, informando a configuração que estão procurando no jato”, disse Sergey Chemezov, CEO da Rostec, no Dubai Airshow. “A configuração que fizemos agora foi financiada por nós e pelo Ministério da Indústria e Comércio da Rússia.”

Chemzov também sugeriu que a Rússia poderia adquirir a versão não-tripulada do caça furtivo. Segundo ele, o Checkmate “pode ​​ser convertido em um UAV. Há um grande interesse em UAVs no momento.

 

Novo vídeo promocional do SU-75

Também na segunda-feira, a Rostec publicou um novo vídeo promocional do Su-75. 

O vídeo contém algumas imagens interessantes, como o F-35 “na mira” do Su-75, um rasante que levanta poeira em caças F-16 e F-4 Phantom e a própria variante não-tripulada do Checkmate. A aeronave também é vista escoltada por um F-15 e um caça da Família Flanker.

F-35 Su-75 vídeo
O F-35 “na mira” do Su-75 Checkmate.

Su-75 Flanker F-15

No Dubai Airshow, autoridades russas reforçaram outros detalhes da aeronave. O Su-75 deve voar em 2023 e entrar em serviço em 2026. O caça poderá atingir Mach 1.8, terá uma carga útil de 7,4 toneladas e uma autonomia de 2900 quilômetros. Segundo o site da UAC, o Su-75 também poderá carregar canhões em seus compartimentos internos, para uso contra alvos em solo.

DEIXE UMA RESPOSTA