Advertisement

Terceiro protótipo do KF-21 faz seu primeiro voo

Terceiro de seis protótipos do KF-21 Boramae fez seu primeiro voo em 05/01. Foto: DAPA.

A Coreia do Sul segue firme no desenvolvimento de seu primeiro caça de 4.5 geração, o KAI KF-21 Boramae. Na última quinta-feira (05) ocorreu o primeiro voo do terceiro protótipo da aeronave que deverá substituir os antigos F-4 Phantom II e F-5 Tiger II. 

A aeronave fez um voo de 37 minutos, decolando da base da 3ª Ala de Treinamento em Sacheon, cerca de 300 km da capital Seul. A aeronave voou com os trens de pouso estendidos, com um jato T-50 servindo de avião paquera, similar ao que ocorreu com os outros protótipos, que voaram em julho e novembro de 2022. 

Segundo a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA), o 3º KF-21 está instrumentado para testar a velocidade da aeronave e seus pesos carregáveis, abrindo caminho para mais testes nas capacidades do caça bimotor.

Anteriormente, os testes de velocidade eram realizados somente pelo primeiro protótipo, enquanto a segunda aeronave era usada para avaliar as capacidades estruturais do modelo. A terceira aeronave possui uma pintura camuflada com tons de cinza mais escuros; a cauda, pintada com tom de grafite, possui a imagem de quatro aviões em ascensão.

Terceiro protótipo do KF-21 Boramae voou em 05/01. Aeronave será usada para testar a velocidade e pesos carregáveis do caça sul-coreano. Foto: DAPA.
Terceiro protótipo do KF-21 Boramae voou em 05/01. Aeronave será usada para testar a velocidade e pesos carregáveis do caça sul-coreano. Foto: DAPA

A DAPA espera voar com mais três protótipos do KF-21 ainda no primeiro semestre de 2023, incluindo as aeronaves de dois assentos. A meta é fazer 2000 testes até fevereiro de 2026, ano em que se iniciará a produção do caça.

Ao mesmo tempo a DAPA quer atingir outro marco ainda neste mês: quebrar a barreira do som. A organização disse que se as condições meteorológicas permitirem, o KF-21 voará supersônico pela primeira vez ainda em janeiro. 

Terceiro protótipo do KF-21 Boramae voou em 05/01. Aeronave será usada para testar a velocidade e pesos carregáveis do caça sul-coreano. Foto: DAPA.
Foto: YONHAP

O voo supersônico é fundamental para o desenvolvimento da aeronave pela sua fabricante, a Korea Aerospace Industries (KAI). O teste é necessário para garantir que equipamentos críticos, como aviônicos, funcionem adequadamente, independentemente da velocidade do voo. 

Lançado em 2015, o programa do KF-21, avaliado em US$ 6,9 bilhões, busca o desenvolvimento de um caça avançado de 4.5 Geração, o primeiro do tipo projetado e construído na Coreia do Sul.

O projeto é realizado em parceria com a Indonésia, que detém 20% das ações, e com a GE Aviation, responsável por fornecer os motores F414, os mesmos utilizados no SAAB JAS 39E/F Gripen e o F/A-18E/F Super Hornet. A Martin-Baker produz os assentos ejetáveis Mk.18.

Apesar de possuir design semelhante ao do F-22 e F-35, o KF-21 não é uma aeronave de 5ª geração. Ao contrário dos aviões stealth, o Boramae vai carregar todos seus armamentos externamente, em 10 pontos duros nas asas e fuselagem, o que logicamente aumenta sua assinatura radar.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Coreia do Sul, KF-21, usaexport