Advertisement

Tunísia recebe seu primeiro turboélice de treinamento T-6C Texan II

Beechcraft Textron T-6C Texan II da Força Aérea da Tunísia.

A Força Aérea da Tunísia recebeu nesta terça-feira (8) o primeiro de oito turboélices de treinamento T-6C Texan II. Dessa forma, torna-se a segunda força aérea do continente africano a operar o modelo, concorrente do A-29 Super Tucano da Embraer. 

Segundo a Textron, o avião será empregado pelo No.13 Squadron da Base Aérea de Sfax, uma unidade que atualmente usa os Leonardo SF-260. “A Textron Aviation Defense está honrada porque a Força Aérea da Tunísia escolheu o melhor e mais acessível treinador militar do mundo – o lendário Beechcraft T-6C Texan II – como seu próximo treinador principal”, disse Fouad Kasri, diretor de Vendas e Estratégia para a África e o Oriente Médio.

Textron/Divulgação.

Além da Tunísia, o Marrocos também opera 24 unidades do T-6C. Com a entrega, o país também torna-se o 13º operador do T-6, recebendo o 1001º avião fabricado pela Beechcraft na sua planta em Wichita. Em outubro a Textron celebrou a entrega do 1000º T-6C para a Força Aérea Colombiana.

“Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas a mais uma nação aliada do norte da África e do Mediterrâneo ao distinto grupo de forças aéreas globais que confiam no Sistema de Treinamento Integrado T-6 de próxima geração para atingir seus objetivos de treinamento de pilotos”, disse Kasri. 

Beechcraft T-6 Texan II
T-6C Texan II. Foto: Paul Bowen – Textron/Divulgação.

A Textron Aviation Defense espera entregar o segundo T-6C da Tunísia até o final deste ano. As seis aeronaves restantes estão programadas para entrega em 2023. O treinamento do quadro inicial de pilotos começou em 31 de outubro, nas instalações da empresa em Wichita, Kansas. 

O contrato com a Força Aérea da Tunísia inclui o fornecimento de peças de reposição, serviços de apoio logístico e operacional e uma suíte de treinamento e instrução em solo, fornecida pela TRU Simulation + Training, afiliada da Textron. Os dispositivos serão instalados na base de Sfax. 

Via Textron Aviation Defense

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: T-6, Textron, Tunisia, usaexport