Advertisement

Vídeo: veja como foi o primeiro voo dos dois novos F-39 Gripen da FAB no Brasil

Gripen FAB Saab

A Saab publicou hoje (08) um vídeo mostrando o primeiro voo dos novos aviões de caça F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) em espaço aéreo nacional. O voo entre Navegantes (SC) e Gavião Peixoto (SP) teve duração de 49 minutos e foi realizado por dois pilotos da própria FAB. 

Confira as imagens.

Relembre

Em novembro de 2021, a Saab apresentou os seis primeiros Gripen E de produção seriada, sendo quatro aeronaves para a FAB (matrículas 4101, 02, 03 e 04) e duas para a Força Aérea Sueca. A previsão inicial era de que os aviões seriam despachados para o Brasil em janeiro, o que só ocorreu posteriormente. 

No dia 23 de março, os dois primeiros Gripens, 4101 e 4102, foram levados ao porto de Norrköping e embarcados no navio cargueiro Marsgracht, de bandeira holandesa.

Os caças foram desembarcados na Portonave no dia 02 de abril e à 00h00 do dia seguinte foram rebocados até o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder, sob forte escolta de militares da Polícia da Aeronáutica, Polícia Militar e autoridades de trânsito locais.

A operação, no entanto, sofreu um atraso de pelo menos uma hora e meia, já que um dos caças acabou ficando preso no portão do aeroporto. No caminho a ponta da asa direita de um dos caças também bateu em uma placa de trânsito, mas não houve danos. 

Ao chegarem no aeroporto, os F-39 foram levados para o hangar das Lojas Havan, onde foram retiradas as coberturas dos sensores e instalados os assentos ejetores, fabricados pela Martin-Baker.
 
Gripen Havan FAB
Os dois primeiros Gripens de produção da FAB no hangar das Lojas Havan em Navegantes.
No dia seguinte, o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Jr., agradeceu o dono da Havan, Luciano Hang, e a CCR Aeroportos, administradora do aeroporto, pelo apoio na operação.

Na manhã do dia 06 de abril os Gripens realizaram testes de motor e táxi, antecipando a decolagem realizada na tarde do mesmo dia. Sob os comandos de dois pilotos do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) da FAB, o Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Peres e o Major Abdon de Rezende Vasconcelos, as aeronaves alçaram os céus do Brasil pela primeira vez. 
O Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Peres (direita) e o Major Abdon de Rezende Vasconcelos (esquerda) pilotaram os Gripens de produção. Foto: FAB.
Voando em formação, os aviadores levaram os caças ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight and Test Centre – GFTC), nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde pousaram 49 minutos depois. 
 
Agora a FAB trabalha junto da Embraer e Saab para obter o Certificado de Tipo Militar, o que permitirá a entrada em serviço dos novos em aviões. Concluída esta etapa, os F-39 Gripen estarão prontos para iniciar sua vida operacional junto ao 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar. 
 
Foto: Saab.
O Jaguar, que atualmente é dotado de caças Northrop F-5M Tiger II, é reconhecido por ter operado os deltas franceses Dassault F-103 (Mirage III DBR/EBR) e F-2000 (Mirage 2000 B/C), além da sua missão de defender a Capital Federal.
 
A unidade tem como sede a Base Aérea de Anápolis, que virou um “canteiro de obras” para receber o Gripen e o cargueiro multimissão KC-390 Millennium da Embraer. 
 
Gripen KC-390 Anápolis FAB
As duas mais novas aeronaves da FAB, F-39E Gripen e KC-390 Millennium, no pátio da Base Aérea de Anápolis. Foto: Suboficial Johnson/FAB.
As melhorias na base, que recentemente completou 50 anos, incluem a construção de novos hangares e hangaretes, novo sistema de iluminação, atualização da rede elétrica, um prédio blindado para receber o simulador do F-39, reforma da pista e taxiway e outros itens. 
 
Foram adquiridos 36 F-39 Gripen, sendo 28 do modelo F-39E de um assento e oito da versão F-39F de dois assentos. O contrato também inclui extensa transferência de tecnologia da Saab para a Força Aérea e empresas brasileiras do setor de defesa. A FAB, que deseja adquirir um segundo lote de 30 aeronaves, deve receber mais dois Gripens ainda neste semestre. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-39, fab, Gripen, SAAB, usaexport