Advertisement

Aeroporto de São Luis receberá raro avião peculiar da era soviética

Ilyushin IL-76 Aeroporto de São Luís voo operação avião raro

O Aeroporto de São Luís (SLZ), no Maranhão, receberá nas primeiras horas do dia 2 de janeiro a operação especial do emblemático Ilyushin IL-76 da Silk Way Airlines, do Azerbaijão.

Conforme o sistema de voos planejados da ANAC (SIROS), o serviço aéreo não regular de carga está programado para pousar no terminal por volta das 2 da manhã desta terça-feira (2), procedente de Las Palmas (LPA), localizado na ilha espanhola Grã Canária.

Fontes próximas ao assunto disseram que o avião está vindo da Índia a partir de Mumbai, trazendo uma turbina para uma empresa do setor de gás natural.

 

Ilyushin IL-76 Aeroporto de São Luís voo operação avião raro
O trajeto da aeronave percorrerá os seguintes aeroportos: Mumbai (Índia) – Baku (Azerbaijão) – Las Palmas (Ilhas Canárias) – São Luís (SLZ) (Brasil). Foto: Great Circle Mapper

Ainda no mesmo dia, a decolagem do avião cargueiro está programado para acontecer por volta das 21h30, tendo o aeroporto de Baku o seu destino final. 

Para acompanhar o voo, basta clicar aqui (Flightradar24), ou no quadro abaixo:

 

 

 

Atualização: A aeronave sofre um atraso para o pouso planejado, pousando em São Luís somente às 12h45 (horário local). Ao que tudo indica, o horário para a decolagem está mantido. 

Conheça o Ilyushin IL-76

Ilyushin IL-76 Aeroporto de São Luís voo operação avião raro
Foto: Eduard Marmet via Wikimedia Commons

 

O Ilyushin Il-76 é um avião soviético desenvolvido pela Ilyushin em meados da década de 1960, quando a Força Aérea Soviética solicitou o desenvolvimento de uma aeronave a jato cargueira, para substituir os Antonov An-12. A aeronave tem 47m de comprimento, 50m de envergadura e sua velocidade máxima é de 850 km/h. Atualmente, o modelo conta a maioria das suas operações no leste europeu, bem como nos países do Golfo e no Oriente Médio. 

Recentemente, a United Aircraft Corporation (UAC) anunciou uma versão modernizada do modelo: o IL-76MD-90A. Apesar da semelhança externa, a nova versão conta com diversas diferenças do seu antecessor em decorrência da modernização dos sistemas aviônicos e hidráulicos, bem como a inclusão de motores mais modernos e eficientes. 

UAC Rússia Dubai Airshow IL-76 aeronave modernizada
A nova versão do IL-76 foi apresentado pela primeira vez ao público no Dubai Airshow Foto: UAC

 

Ficha técnica

Nome: Ilyushin IL-76 

  • Comprimento 46,59 m 
  • Envergadura 50,50 m 
  • Altura 14,76 m 
  • Vazio operacional 89000 kg 
  • Máximo de decolagem 190.000 kg 
  • Máximo de pouso 155.000 kg 

Desempenho 

  • Velocidade máxima 900km/h 
  • Velocidade de cruzeiro 780km/h 
  • Velocidade de decolagem 280km/h 
  • Velocidade de pouso 230km/h 

 

Leia também: 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Carga Aérea, Notícias

Tags: Aeroporto de São Luís, Carga Aérea, Ilyushin, Ilyushin IL-76, Maranhão, usaexport