Advertisement

Acidente com caça F-16 na Coreia do Sul

Caças KF-16 da Coreia do Sul durante o Exercício Buddy Wing em 2014.

A Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF) perdeu um de seus caças KF-16 Fighting Falcon em um acidente no domingo (20). O piloto ejetou com sucesso. 

Segundo a força aérea, a aeronave pertencia à 19ª Ala de Caça e estava em uma missão de treinamento programada quando sofreu uma pane no motor. O piloto, único tripulante, ejetou em uma região montanhosa, 20 km a oeste da Base Aérea de Wonju, a cerca de 85 km da capital Seul.

Elephant Walk com caças F-16 sul-coreanos.
Elephant Walk com caças F-16 sul-coreanos. Foto: ROKAF.

Ainda segundo a organização, o piloto foi resgatado e levado em boas condições de saúde ao Centro Médico Aeroespacial da Força Aérea. As causas do acidente já estão sendo apuradas. Ao mesmo tempo a ROKAF aterrou sua frota de caças KF-16, deixando em operação apenas os jatos atribuídos à missões de defesa aérea. 

Este é o quarto acidente com aeronaves militares na Coreia do Sul em 2022: em janeiro um piloto de caça faleceu quando seu F-5 caiu após sofrer problemas no motor; três meses depois, quatro aviadores morreram em uma colisão aérea envolvendo dois aviões de treinamento KT-1; em agosto a ROKAF perdeu um F-4E Phantom II, um de seus modelos mais antigos ainda em operação. 

F-16 sul-coreano 

O KF-16 forma a espinha dorsal da Força Aérea Sul-Coreana, que possui cerca de 167 aeronaves. Os caças estão sendo atualizados para o padrão Block 70 sob um contrato de US$ 1,2 bilhão, assinado em 2016 com a Lockheed Martin, fabricante do avião.

O modelo foi desenvolvimento na década de 1990 como uma versão do F-16C/D adaptado às necessidades do país e fabricado localmente pela Samsung Aerospace, mais tarde absorvida pela KAI (Korea Aerospace Industries). 

F-16 KF-16 ROKAF Coreia do Sul
Esquadrilha de caças KF-16 Fighting Falcon da Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF). Foto: ROKAF.

Além dos F-16, a ROKAF possui caças F-35 Lightning II, F-15K Slam Eagle, F-5E Tiger II e F-4E Phantom II; o país está investindo bilhões no desenvolvimento do KAI KF-21 Boramae, que deve substituir os dois últimos modelos a partir de 2026. 

Com informações de Yonhap.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Coreia do Sul, F-16, usaexport