Advertisement

Coreia do Sul cancela exercícios após acidente com caça F-16

F-16 KF-16 ROKAF Coreia do Sul

A Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF) decidiu cancelar exercícios militares depois de perder um caça F-16 Fighting Falcon em um acidente no domingo (20).

O exercício Soaring Eagle, realizado duas vezes ao ano, estava previsto para iniciar na segunda-feira. Trata-se de um dos maiores e mais importantes treinamentos realizados na Coreia do Sul, envolvendo centenas de militares e aeronaves de caça e alerta antecipado.

A primeira edição do Soaring Eagle neste ano foi realizada em junho, com 200 militares e 70 aviões. Após a queda da aeronave, a ROKAF optou por reagendar o treinamento.

Caças F-15K ROKAF Coreia do Sul
Caças F-15K Slam Eagle da Força Aérea Sul-Coreana. Foto: ROKAF.

O acidente ocorreu por volta das 08h05 (horário local) quando o avião, um KF-16C da 19ª Ala de Caça, sofreu uma falha no motor durante um voo de treinamento. O piloto, único tripulante, ejetou e foi levado ao hospital sem maiores ferimentos. A aeronave caiu em uma região de montanha a 85 km da capital Seul. 

O queda fez a ROKAF aterrar a maior parte da frota de KF-16 enquanto apura as causas do acidente, deixando em operação apenas os jatos atribuídos à missões de defesa aérea. Com a maioria dos F-16 indisponíveis, o exercício seria prejudicado.

Caças KF-16 da Coreia do Sul durante o Exercício Buddy Wing em 2014.
Caças KF-16 da Coreia do Sul durante o Exercício Buddy Wing em 2014. Foto: USAF.

Este é o quarto acidente com aeronaves militares na Coreia do Sul em 2022: em janeiro um piloto de caça faleceu quando seu F-5 caiu após sofrer problemas no motor; três meses depois, quatro aviadores morreram em uma colisão aérea envolvendo dois aviões de treinamento KT-1; em agosto a ROKAF perdeu um F-4E Phantom II, um de seus modelos mais antigos ainda em operação. 

Além dos F-16, a ROKAF possui caças F-35 Lightning II, F-15K Slam Eagle, F-5E Tiger II e F-4E Phantom II; o país está investindo bilhões no desenvolvimento do KAI KF-21 Boramae, que deve substituir os dois últimos modelos a partir de 2026. 

Com informações de JoongAng Daily

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Coreia do Sul, exercício, F-16, usaexport