Advertisement

Pilotos de caça da Ucrânia treinam no F-16 na Dinamarca após formação no Reino Unido

F-16 dos EUA na Base Aérea de Mirgorod, Ucrânia, durante um exercício em 2011. Foto: Alabama ANG.

Se aproximando dos dois anos de guerra com a Rússia, a Ucrânia continua no caminho para receber seus caças F-16 de aliados na Europa.  Já está na Dinamarca o primeiro grupo de pilotos de caça ucranianos, onde estão aprendendo a voar o jato. Estes também são os primeiros aviadores a concluírem o treinamento básico com a Força Aérea Real (RAF) no Reino Unido. 

A iniciativa é a contribuição do Reino Unido para a Coalizão Internacional de Capacidade da Força Aérea para a Ucrânia. No país desde agosto, os seis pilotos de combate receberam treinamento de voo básico e língua inglesa aeronáutica, para aumentar sua capacidade de envolvimento no treinamento e apoio da coalizão.

Segundo o Ministério da Defesa (MoD), outros dez pilotos ucranianos em formação participaram na formação linguística e permanecem no Reino Unido para continuar a formação prática de voo básica e aprender competências importantes, como medicina aeronáutica e formação em centrífugas para a Força G. 

Os aviadores da Ucrânia receberam treinamento de voo a bordo das aeronaves Grob Tutor com instrutores experientes da RAF, aprendendo procedimentos gerais de pilotagem, voo por instrumentos, navegação de média e baixa altura e voo em formação. Em paralelo, dezenas de técnicos aeronáuticos ucranianos também recebem formação em língua inglesa, orientada para a engenharia e manutenção.

Pilotos de caça Ucrânia receberam treinamento de voo e língua inglesa aeronáutica no Reino Unido. Foto: Ministério da Defesa/Divulgação.
Pilotos de caça Ucrânia receberam treinamento de voo e língua inglesa aeronáutica no Reino Unido. Foto: Ministério da Defesa/Divulgação.

“O Reino Unido tem sido fundamental na construção das defesas aéreas da Ucrânia desde que Putin lançou a sua invasão em grande escala, fornecendo centenas de mísseis e munições, bem como sistemas de radar e armas”, afirmou o secretário de Defesa Grant Shapps. 

Concluída a instrução no Reino Unido, os pilotos ucranianos receberão treinamento de voo avançado em outras nações europeias. Isto irá prepará-los para o treinamento nas aeronaves F-16 Fighting Falcon, supervisionadas pela Dinamarca, Holanda e Estados Unidos, que lideram a Coalizão de Capacidade da Força Aérea.

O programa foi concebido para dar aos pilotos em formação as competências necessárias para avançar para a próxima fase de formação em aviões de combate com nações parceiras e aproximar os futuros pilotos ucranianos de uma abordagem padrão da OTAN para voar.

“A Ucrânia valoriza muito a formação de pilotos que o Reino Unido e outros parceiros estão a proporcionar, para nos ajudar a preparar-nos para a operação dos F-16”, disse o Ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov. É um programa rápido e eficaz para equipar os pilotos ucranianos com as competências de que necessitam na guerra contra a Rússia.”

Centro Europeu de Treinamento do F-16 (EFTC) foi inaugurado na Romênia. Unidade formará pilotos da Ucrânia no jato. Foto: Ministra da Defesa da Holanda.
Centro Europeu de Treinamento do F-16 (EFTC) foi inaugurado na Romênia. Unidade formará pilotos da Ucrânia no jato. Foto: Ministra da Defesa da Holanda.

Em esforços concomitantes, outros aviadores passam por formação na Romênia, onde um centro de treinamento foi inaugurado em novembro, além de mais um grupo que está sendo treinado nos Estados Unidos.

Equipada com antigos caças de origem soviética, como o Mikoyan MiG-29 e Sukhoi Su-27, bem como o jato de ataque Su-25, a Força Aérea Ucraniana aguarda ansiosamente pelos F-16, que devem chegar ao país em 2024. Na última sexta-feira (22) a Holanda, anunciou a doação de 12 a 18 F-16 para os ucranianos.

Kiev tem pedido o envio de aviões ocidentais desde os primeiros meses do conflito com a Rússia. Até o momento, o país só recebeu helicópteros e aviões de origem russa/soviética, similares as já operadas. Em sua última “lista de pedidos” para os Estados Unidos, Kiev foi além e solicitou caças F/A-18 Hornet, cargueiros C-17 e helicópteros AH-64 Apache. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-16, Pilotos de caça, Treinamento, Ucrânia, usaexport