Advertisement

Ucrânia debocha de turista que “revelou” posição de mísseis antiaéreos da Rússia

Turista russo S-400 antiaéreo mísseis Crimeia Ucrânia guerra

O Ministério da Defesa ucraniano “agradeceu”, em claro tom de deboche, um turista russo por ter revelado a posição de um lançador de mísseis antiaéreos S-400 na Crimeia. A região é ocupada pela Rússia desde 2014. 

Na imagem, o turista, que teve seu rosto tapado, posa ao lado de um caminhão TEL (Transport Erector Launcher) do sistema antiaéreo S-400. Através da foto, os ucranianos conseguiram geolocalizar a posição da bateria russa. 

“Talvez estejamos sendo muito duros com os turistas russos… Às vezes eles podem ser muito úteis. Como este homem tirando fotos em posições de defesa aérea russas perto de Eupatória, na Crimeia ocupada. Obrigado e continue com o bom trabalho!”, diz a publicação do órgão ucraniano. 
 

Com a localização da bateria russa, os ucranianos podem até mesmo planejar ataques de precisão contra a posição russa (se ela continua no mesmo local), inclusive com o míssil antirradar norte-americano AGM-88 HARM, adaptado para uso nos caças MiG-29 Fulcrum

 

O S-400 está entre os sistemas de defesa aérea mais avançados da Rússia. Chamado de SA-21 Growler pela OTAN, o sistema pode atingir alvos entre 40 e 400 km de distância, dependendo do míssil usado. Uma bateria é composta por um radar, diversos lançadores e um centro de comando que interliga os componentes e gerencia os eventuais disparos. 

Anexada pela Rússia em 2014, a Península da Crimeia tem sido alvo de diversos ataques ucranianos. No dia 09/08, uma ação na Base Aeronaval de Saki deixou entre nove e onze aviões de combate destruídos, um duro golpe na aviação militar russa. 

A guerra entre Rússia e Ucrânia completa seis meses nesta quarta-feira, sem qualquer vista para uma resolução. Segundo levantamento do portal independente Oryx, os russos já perderam 5332 veículos, enquanto a Ucrânia perdeu 1517. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Rússia, S-400, Ucrânia, usaexport